Esportes
Jogos das Instituições Federais 2023: Atletismo, Basquete e Futsal do IFRN se destacam na etapa nacional
Evento aconteceu em Fortaleza, de 23 a 28 de outubro deste ano
Publicada por Max Praxedes em 30/10/2023 ― Atualizada há 1 ano, 2 meses
De 23 a 28 de outubro deste ano, estudantes-atletas do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram da etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIFs), realizado no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza (CE), com organização do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
O IFRN, com 105 estudantes e aproximadamente 20 servidores, foi a segunda maior delegação dos Jogos em 2023, ficando atrás apenas do IFCE. Ao todo, o evento contou com disputas em onze modalidades, tendo o IFRN em dez delas, sendo: Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquete, Futsal, Handebol, Vôlei e Vôlei de praia.
Atletismo
A equipe de Atletismo levou 11 atletas para as competições dos JIFs 2023. Com medalhas de bronze no lançamento de disco, revezamento 4x100 e salto em distância, a professora Ana Cristina de Araújo, responsável pela modalidade, considera que desempenho dos alunos foi além das expectativas: “São alunos e alunas muito novos, com a média de 16 anos numa competição sub-19. Merecem destaque o envolvimento, o desempenho, a garra e a determinação em cada uma das provas”, comentou. A equipe masculina conquistou o 4⁰ lugar geral no atletismo, já a equipe feminina ficou em 6º.
O estudante Israel Silva, que cursa o Técnico em Controle Ambiental no Campus Natal-Central, competiu na modalidade Atletismo, no lançamento do dardo, salto em distância, salto em altura e o 4x400 metros: “Foi a minha primeira vez participando dos JIFs Nacional, foi uma experiência incrível que jamais irei esquecer. Tantas delegações em um só lugar, os jogos, a prática da minha modalidade e os momentos que passei com meus amigos, tudo isso ficará guardado”, disse.
Jucilene Teixeira, aluna do Técnico em Mecatrônica no Campus Parnamirim, também participou pela primeira vez da etapa nacional dos JIFs e considera que a experiência foi fantástica: “A vivência, as amizades que pude colecionar nessa competição, os risos de felicidade em ver que dei o meu máximo e ficar feliz em saber que tem pessoas te apoiando e admirando ficará marcado. Fiquei extremamente feliz com a participação do nosso reitor, José Arnóbio, que gritou e vibrou, torcendo pelos seus atletas. Infelizmente esse foi meu último ano, mas desejo a todos que vivam esse momento da melhor forma possível, conheçam novas pessoas, novas culturas, novas formas de ver o mundo”, ressaltou.
Basquete
O time de Basquete foi formado por 20 atletas, com a equipe feminina conquistando a medalha de bronze e a equipe masculina conquistando a medalha de prata. “Avalio que conseguimos representar a nossa instituição da melhor forma possível. Não faltou garra e vontade de vencer. Sempre respeitando os adversários e autoridades presentes nos locais de competição”, disse Alex Victor, um dos professores responsáveis pelas equipes.
A estudante Gabriela Morais, que cursa Administração no Campus Natal-Central, participou pela primeira vez da etapa nacional dos Jogos: “Mesmo estando no primeiro ano, sei que cada evento é uma experiência única e é por isso que nos esforçamos a cada ano para participar de todas as etapas. Eu amei ter participado, pois adquiri muita experiência e me conectei ainda mais com o meu time. Cada dia foi um momento único que ficará sempre guardado em nossas memórias”, destacou a atleta.
“Essa foi a minha segunda participação na etapa nacional dos JIFs, também participei no ano passado, em São José do Rio Preto. Foi uma experiência maravilha, uma viagem completa de diversão, resenhas, aprendizados, vivências e socialização. Conheci algumas pessoas que só estavam torcendo e pude trocar conversas muito boas, mostrar as gírias natalenses e conhecer um pouco sobre Fortaleza”, comentou o atleta Victor Mafaldo, estudante de Geologia no Campus Natal-Central.
Futsal
O time feminino de Futsal levou 10 atletas para Fortaleza. “Na etapa nacional, não conseguimos chegar ao pódio, mas considero que tivemos uma boa participação, mesmo não conquistando medalhas. Considero que as meninas se mantiveram sempre dando o seu melhor dentro de quadra”, pontuou Jane Mery Lima, professora e responsável pelo time.
“A experiência de ter participado foi absurda de boa. A semana foi muito intensa, com um turbilhão de sentimentos, de realizações, aprendizados e momentos colecionados. Foi um imenso prazer representar não só o IFRN, mas sim o Nordeste e todas as centenas de atletas que queriam ter participado também, bem como representar as mulheres no esporte, principalmente no Futsal”, destacou Esther Marques, estudante do Curso Técnico em Edificações no Campus São Gonçalo do Amarante.
Jogos das Instituições Federais
Os Jogos das Instituições Federais acontecem, todos os anos, reunindo estudantes atletas de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para chegar à Etapa Nacional, os competidores participaram das etapas regionais, e os vencedores se encontraram, de 23 a 28 de outubro, para as disputas em Fortaleza (CE).
Os JIFs 2023 foi um evento organizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif). O evento contou com o financiamento do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com complementação das instituições participantes que compõem a Rede Federal.
"A participação do IFRN na etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais teve dois elementos: evolução técnica das equipes e envolvimento dos alunos de diferentes modalidades, criando um clima favorável e promovendo a troca de cultura. Nossos estudantes-atletas tiveram uma participação positiva, conquistando medalhas, troféus e memórias inesquecíveis", disse o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.