Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Esportes

IX Jogos Intercampi dos Estudantes: integração marca o primeiro dia de competições

Atividades aconteceram nos campi Natal-Central e Parnamirim e na UFRN

Publicada por Max Praxedes em 29/08/2023 Atualizada há 10 meses

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) deu início às atividades dos IX Jogos Intercampi dos Estudantes. O primeiro dia de competições contou com atividades nos campi Natal-Central e Parnamirim e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Pela manhã, as disputas foram nas modalidades Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol. Já no período da tarde e início da noite, aconteceram as competições de Atletismo, Basquete, Futsal, Handebol, Voleibol e Vôlei de Areia.

Jogos Intercampi dos Estudantes (2023)

Viver a experiência do esporte

A atleta Lívia Cruz, aluna do terceiro ano do Curso Técnico em Logística do Campus São Gonçalo do Amarante, está competindo na modalidade Handebol e comemora o desempenho de seu time do primeiro dia de Jogos: "Deu para fazer o que gente estava planejando. O time jogou bem e conseguimos fazer o que praticamos nos treinos”, comentou. “Eu como estudante vejo de extrema importância a realização da competição porque estimula a saúde física, o que acaba influenciando no nosso ambiente de estudo. Também é o sonho de todo federal estar aqui, inclusive eu, quando ingressei no IFRN, um dos motivos foi visando participar dos Jogos Intercampi. É uma realização estar aqui, principalmente por ser meu último ano, tenho 19 anos e finalmente consegui", celebrou a estudante.

Para João Heitor Fernandes, aluno de Administração do Campus Avançados Lajes e atleta de Vôlei, os Jogos promovem uma inserção na cultura, principalmente na cultura do movimento: “Hoje em dia, a gente percebe que o sedentarismo é uma das maiores doenças do mundo. Incentivar o esporte é incentivar o movimento e prevenir essas doenças que o sedentarismo pode causar e agravar em outras doenças”, ressaltou Heitor.

"É sempre uma experiência única. A cada jogo e a cada competição você aprende algo novo, seja com seu time ou com seus adversários", conta Maria Clara, estudante do terceiro ano de Administração no Campus Lajes. Participando pela segunda vez dos Jogos Intercampi Estudantis, a jovem, além de medalhas e troféus, espera, também, levar evolução para casa: "necessito de evolução. E eu vim aqui para aprender, porque eu não sei o amanhã, então eu tento usufruir de cada momento e de cada jogo”.

Jogos Intercampi dos Estudantes (2023)

“Uma grande festa esportiva”

Francisco Kennedy, aluno do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do Campus Macau, é atleta de Voleibol e está participando dos Jogos pela primeira vez. De acordo com Kennedy, está sendo uma experiência emocionante: “Espero que os próximos dias do evento sejam ‘só alegria, nada de briga, só amor’. Acredito que a prática de esportes é importante para estimular o envolvimento acadêmico de alunas e alunos”, disse.

"A expectativa em primeiro lugar é de fazer uma grande festa esportiva com viés cidadão, o momento é muito importante para os estudantes, é o que move e amplia a promoção desses encontros entre os campi. A preparação foi bastante difícil e a gente espera fazer uma boa competição, superando todos os obstáculos", disse Augusto Ribeiro, professor do Campus Natal-Centro Histórico.

Jogos Intercampi dos Estudantes (2023)

Acesse:

Palavras-chave:
Jogos Intercampi
Intercampi 2023
Competições
Esportes
Estudantes

Notícias relacionadas