Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa e inovação

Internacionalização da Pesquisa é tema de webinários do IFRN

Primeiro evento aconteceu em maio deste ano; os próximos serão em junho e julho

Publicada em 18/06/2021 Atualizada há 1 ano

Os webinários ocorrerão sempre no Canal do IFRN no YouTube

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Propi/IFRN), por meio de suas diretorias, e a Assessoria de Extensão e de Relações Internacionais (Aseri/IFRN), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRN), iniciaram, no dia 31 de maio, o Ciclo de Internacionalização da Pesquisa. Trata-se de um conjunto de webinários com instituições e/ou agências de fomento nacionais ou internacionais, tendo em vista promover a internacionalização dos processos de Pesquisa, difusão científica, Inovação e pós-graduação.

Para o professor Avelino de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, “não se trata apenas de apresentar oportunidades de fomento internacional, mas de oferecer aos pesquisadores e aos programas de pós-graduação do IFRN um apoio sistêmico no acesso às chamadas e às instituições estrangeiras”. Segundo Samuel Lima, assessor de Extensão e de Relações Internacionais, “o Ciclo é parte dos esforços empreendidos coletivamente para permitir que as pesquisas de excelência, desenvolvidas por nossos investigadores, encontrem, com o apoio institucional, recursos extraorçamentários”. Samuel Lima faz referência ao objetivo estratégico OR-1: Ampliar a captação de recursos extraorçamentários, cujos indicadores poderão ser contemplados com o apoio do Ciclo de Internacionalização da Pesquisa.

O primeiro webinário contou com a palestra de Charlotte Grawitz, representante da Euraxess América Latina & Caribe, conforme noticiamos anteriormente. Abaixo, seguem as datas e os temas das próximas três atividades, que ocorrerão sempre no canal do IFRN no YouTube.

Agenda de webinários

 24 de junho, às 13h

Tema: "Como se tornar um bolsista de pesquisa do MAK'IT/Montpellier"
Palestrantes: Ederson da Conceição Jesus (EMBRAPA e bolsista dos FIAS na Universidade de Montpellier) e Patrick Caron (vice-presidente das Relações Internacionais na Universidade de Montpellier)

8 de julho, às 11h

Tema: "Como escrever um bom projeto para bolsa de pós-doutorado da Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA)"
Palestrante: Sibelle Vilaça (bolsista MSCA na Universidade de Ferrara/Itália)

9 de julho, às 10h

Tema: "Além dos Joint Degrees, sanduíche e cotutela: a Dupla Titulação como estratégia para internacionalização da pós-graduação"
Palestrante: Nicolas Maillard (docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS], Secretário de Relações Internacionais)

Acesse

Canal do IFRN no YouTube

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas