Internacionalização
Instituto sedia 29º Encontro da Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Internacional
Programação contou com oficinas, paineis, exposições e mesas-redondas
Publicada por Ester Macedo em 10/10/2025 ― Atualizada em 10 de Outubro de 2025 às 09:04
Nos dias 7 e 9 de outubro ocorreu o 29º Encontro da Regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) em Natal. O evento foi sediado na reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), que junto da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Estadual (Uern) e Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é uma das instituições parceiras do Encontro.
Com o tema “A Internacionalização e a Sustentabilidade para o Desenvolvimento Regional” a programação contou com oficinas, paineis, exposições e mesas-redondas. Para a representante da Faubai, Renata Archanjo, falar desta temática no contexto local é um importante movimento: “esse encontro foi um marco importante para a região Nordeste e contribuirá significativamente para o desenvolvimento das nossas instituições, pois foi pensado cuidadosamente por todos os integrantes da Comissão Organizadora”, disse.
O Encontro reuniu participantes do Brasil e do mundo, além de representantes de instituições de ensino superior. A cerimônia de abertura, ocorrida na quarta-feira (8/10), contou com a participação de representantes da Faubai, da Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint) do IFRN e dos setores de internacionalização das Universidades parceiras.

Intercâmbio de experiências
Na sequência, o analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Antônio Ferreira, ministrou uma palestra sobre “Estratégias de monitoramento e avaliação para garantir a sustentabilidade da internacionalização”. Na parte da tarde, houve ainda o pré-lançamento do livro “Passaporte IFRN: Relatos de Intercâmbio e Mobilidade Internacional de Estudantes e Servidores”, organizado pelo professor, Samuel Lima.
O participante do evento e diretor do Instituto Cervantes de Recife, Luis Ángel Macías, contou que o Encontro proporcionou um intercâmbio de experiências: “um fator muito importante deste momento é que ele é um ponto de encontro para todas as instituições que têm relação com esses processos internacionalização no Nordeste. É muito integrador porque permite que instituições como a que faço parte, que estão um pouco fora do contexto da universidade, também participem deste conhecimento”, comentou.
No último dia de evento (9/10), a programação continuou com mesas e exposições sobre propostas de implantação de projetos de ensino de línguas estrangeiras. O Encontro contou também com um momento cultural, onde os participantes conheceram o Rio Potengi em um passeio de barco.
O diretor de internacionalização, Bruno Venâncio, agradeceu a colaboração das demais instituições do estado na organização do evento: “é motivo de muito orgulho para o IFRN estar a frente deste evento, que pode ser realizado a partir do diálogo com as outras instituições. Então espero que os participantes tenham aproveitado, e que venham os próximos, pois podemos aprender muito mais”, disse.
* Texto elaborado por Cecília Melo, estagiária de Jornalismo na Coordenação Geral de Jornalismo e Imprensa da Reitoria do IFRN.






- Palavras-chave:
- IFRN internacionalização Faubai