Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parceria

Instituto recebeu representantes de instituições chinesas de mineração

Diálogo conduzido pelo reitor do IFRN tratou de possíveis parcerias no CT Mineral

Publicada por Ester Macedo em 31/07/2024 Atualizada há 12 horas, 50 minutos

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), representado pelo reitor, professor José Arnóbio, recebeu, nesta terça-feira, 31, membros da Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM) e do Instituto Brasileiro de Gemologia Ensaios e Testes (IBGET). O encontro teve como pauta a possibilidade de parcerias das instituições com o Polo de Inovação Centro de Tecnologia Mineral (CT Mineral) do IFRN, localizado em Currais Novos.

Ambas as instituições são especialistas em pesquisa geológica e estão dispostas a colaborar com o centro de gemologia e lapidação, que será inaugurado em breve no Polo de Inovação. Na ocasião, pelo CT Mineral, estiveram presentes o diretor-geral, Rafael Passos, e o assessor de mobilidade internacional, Bruno Lima. Representando a ASBM e o IBGET, participaram o presidente da ASBM e secretário geral do IBGET, Luís Guimarães, o secretário da ASBM, Lucas Dávalos, e o chefe do IBGET, Junhui Hu. Também estiveram presentes o representante de energias renováveis, Lin Nie, e o tradutor Xing Wang.

De acordo com Rafael Passos, essa parceria pode contribuir de forma positiva com os trabalhos já realizados no CT Mineral, principalmente na certificação das gemas: “Essa parceria é importante porque vamos inaugurar daqui a alguns meses o centro de gemologia e lapidação e a tendência é que façamos tanto a lapidação quanto a classificação de gemas e a certificação. A instituição chinesa que veio nos procurar já faz a certificação, então a ideia é trazer a expertise deles para também podermos certificar nos moldes internacionais”, explicou.

O reitor do Instituto, professor José Arnóbio, complementou: “Na discussão que tivemos, foi perceptível que existe a possibilidade de atuação das parcerias em outras áreas, abrindo espaços para dialogarmos com outros setores de conhecimento, inclusive para o intercâmbio de nossos alunos”.

Reunião com representantes da China

O grupo visitará o CT Mineral para conhecer as instalações e os novos equipamentos que serão inaugurados em breve. Segundo o reitor, essa parceria pode beneficiar outras áreas além da geologia: "A ação é estratégica para Currais Novos e abre espaços para dialogarmos com outras áreas de conhecimento, inclusive para o intercâmbio de nossos estudantes", concluiu.

*Texto feito em colaboração por Cecília Melo e Ester Costa, que estagiam na Diretoria de Comunicação Institucional do IFRN.

Palavras-chave:
IFRN China Parceria Mineração

Notícias relacionadas