Parceria
Instituto recebeu representantes de instituições chinesas de mineração
Diálogo conduzido pelo reitor do IFRN tratou de possíveis parcerias no CT Mineral
Publicada por Ester Macedo em 31/07/2024 ― Atualizada há 4 meses, 3 semanas
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), representado pelo reitor, professor José Arnóbio, recebeu, nesta terça-feira, 31, membros da Associação Sino Brasileira de Mineração (ASBM) e do Instituto Brasileiro de Gemologia Ensaios e Testes (IBGET). O encontro teve como pauta a possibilidade de parcerias das instituições com o Polo de Inovação Centro de Tecnologia Mineral (CT Mineral) do IFRN, localizado em Currais Novos.
Ambas as instituições são especialistas em pesquisa geológica e estão dispostas a colaborar com o centro de gemologia e lapidação, que será inaugurado em breve no Polo de Inovação. Na ocasião, pelo CT Mineral, estiveram presentes o diretor-geral, Rafael Passos, e o assessor de mobilidade internacional, Bruno Lima. Representando a ASBM e o IBGET, participaram o presidente da ASBM e secretário geral do IBGET, Luís Guimarães, o secretário da ASBM, Lucas Dávalos, e o chefe do IBGET, Junhui Hu. Também estiveram presentes o representante de energias renováveis, Lin Nie, e o tradutor Xing Wang.
De acordo com Rafael Passos, essa parceria pode contribuir de forma positiva com os trabalhos já realizados no CT Mineral, principalmente na certificação das gemas: “Essa parceria é importante porque vamos inaugurar daqui a alguns meses o centro de gemologia e lapidação e a tendência é que façamos tanto a lapidação quanto a classificação de gemas e a certificação. A instituição chinesa que veio nos procurar já faz a certificação, então a ideia é trazer a expertise deles para também podermos certificar nos moldes internacionais”, explicou.
O reitor do Instituto, professor José Arnóbio, complementou: “Na discussão que tivemos, foi perceptível que existe a possibilidade de atuação das parcerias em outras áreas, abrindo espaços para dialogarmos com outros setores de conhecimento, inclusive para o intercâmbio de nossos alunos”.
O grupo visitará o CT Mineral para conhecer as instalações e os novos equipamentos que serão inaugurados em breve. Segundo o reitor, essa parceria pode beneficiar outras áreas além da geologia: "A ação é estratégica para Currais Novos e abre espaços para dialogarmos com outras áreas de conhecimento, inclusive para o intercâmbio de nossos estudantes", concluiu.
*Texto feito em colaboração por Cecília Melo e Ester Costa, que estagiam na Diretoria de Comunicação Institucional do IFRN.