Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Troca de conhecimento

Instituto recebeu intercambistas do Equador e Colômbia com atividades acadêmicas e culturais

Programação com atividades de integração ocorreu em novembro

Publicada por Cecilia Melo em 16/12/2025 Atualizada em 16 de Dezembro de 2025 às 09:19

O Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu, entre os dias 3 e 14 de novembro de 2025, doze estudantes da Universidad Estatal Península de Santa Elena (Upse), do Equador, e 13 representantes da Universidad Pedagógica Nacional (UPN), da Colômbia, durante intercâmbio internacional. A iniciativa foi estruturada pela Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint) do IFRN, em parceria com nove campi do Instituto, que foram visitados durante a estadia dos intercambistas.

A programação teve início com uma solenidade oficial de abertura, e seguiu com visitas aos campi Ceará-Mirim, Lajes, Mossoró, Natal-Central, Natal-Centro Histórico, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. As atividades envolveram aulas de Português Brasileiro para Estrangeiros, oficinas temáticas, apresentações institucionais, ações de ensino, pesquisa e extensão, além de visitas técnicas e culturais no Centro Histórico de Natal, Forte dos Reis Magos e a outros espaços dedicados à memória, à ciência e à inovação.

Estudantes durante atividades no IFRN - Foto: cedida
Estudantes durante atividades no IFRN - Foto: cedida

Segundo o estudante do curso de Turismo da Upse, Miguel Alejandro, o intercâmbio foi uma experiência marcante em sua trajetória acadêmica: “foi uma das experiências mais significativas da minha vida. Além de ampliar meus conhecimentos acadêmicos e aprimorar o aprendizado da língua portuguesa, tive a oportunidade de conhecer novas culturas, construir amizades e repensar meus projetos de vida. Levo comigo aprendizados que certamente impactarão minha formação profissional e humana”.

O intercâmbio encerrou com uma solenidade de certificação no dia 14 de novembro, e simbolizou a conclusão das atividades e também o fortalecimento dos laços institucionais entre o IFRN, Upse e UPN.

Para o diretor sistêmico de Internacionalização do IFRN, Bruno Venâncio, o intercâmbio transcende a dimensão acadêmica e assume um papel formativo mais amplo. “Ao receber estes estudantes, nosso Instituto reafirma sua vocação para a cooperação internacional e para a construção de uma internacionalização pautada no diálogo, na troca de saberes e na valorização da diversidade cultural. Essas experiências fortalecem nossas parcerias e ampliam, de forma significativa, as possibilidades de formação acadêmica e humana para todos os envolvidos”, comentou.

Palavras-chave:
Equador Internacionalização Colômbia UPN UPSE Intercâmbio