Instituto realizou 1ª Reunião de Diretores de Administração em 2024

Orçamento, contratos e centralização de ações administrativas foram pautas debatidas

Publicada por Max Praxedes em 31/07/2024 Atualizada há 18 horas, 44 minutos

Nos dias 25 e 26 de julho de 2024, a Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediou a 1ª Reunião de Diretores de Administração do ano, conforme convocação pelo Ofício Circular 9/2024 - Proad/RE/IFRN. Os encontros, que ocorreram na Sala de Atos, contaram com a presença de diretores de administração de diversos campi do instituto.

O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Administração (Proad) do IFRN e teve como principais pautas a execução do orçamento de 2024, a gestão de restos a pagar, processos de leilão e aquisição de veículos, e a estruturação dos núcleos de compras. Também abordaram a centralização e descentralização das ações da Proad, a nova contratação de locação de mão de obra para atender alunos com deficiência (PCDs), a contratação de veículos, e a regulamentação do suprimento de fundos.

Discussões sobre centralização e contratos emergenciais

Um dos tópicos centrais foi a formação de uma comissão para discutir a centralização ou descentralização de atividades administrativas, como os núcleos de compras e finanças, discussão que ainda está em fase inicial.

Outro ponto de destaque foi o Decreto Estadual 11.430/2023, que reserva vagas para mulheres em situação de violência nos contratos públicos. Foram abordados tópicos relevantes sobre contratações emergenciais e renovação de contratos, reforçando a importância de ações que promovam a inclusão e a segurança das mulheres.

"Essa reunião é crucial porque traz os diretores de administração dos campi para a Reitoria, permitindo debates aprofundados. Durante o ano, fazemos várias reuniões online, mas o encontro presencial é essencial para focar nas discussões e fortalecer o networking e a colaboração entre os campi."

Simonely Vasconcelos

Próximos passos e perspectivas futuras

Além das discussões sobre orçamento e centralização, o evento contou com a apresentação sobre o Escritório de Projetos, detalhando os projetos em parceria com a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

"Provavelmente, teremos uma nova reunião como essa em três meses, com pautas similares e algumas novidades," concluiu Simonely, reforçando o compromisso da Proad em manter um diálogo contínuo e produtivo com os diretores de administração dos campi do IFRN.

1ª Reunião de Diretores de Administração (2024)

Direção Gestão Reunião Administração Proad