Instituto Histórico e Geográfico lança concurso de redação

Inscrição de participantes deverá ser realizada até o dia 10 de agosto

Publicada em 25/07/2022 Atualizada há 12 meses

O concurso é realizado em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil.

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) e a Academia Norte Riograndense de Letras (ANRL), em parceria, promovem um concurso de redação para estudantes do Ensino Médio de instituições públicas e privadas, com o tema: “200 anos de Independência do Brasil: uma reflexão”.

Inscrição e etapas

A atividade é realizada em comemoração ao bicentenário da independência do Brasil e estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio do Rio Grande do Norte poderão realizar suas inscrições até o dia 10 de agosto de 2022.

O concurso será dividido em duas etapas: a primeira fase será de responsabilidade da escola das alunas e alunos participantes, a partir da seleção da melhor redação apresentada, e a segunda etapa será a avaliação final feita pela comissão julgadora formada por representantes do IHGRN e da ANRL.

A avaliação realizada pela comissão será das redações vencedoras de cada instituição de ensino participante. Alguns dos critérios de avaliação são a compreensão da proposta de redação e desenvolvimento dentro dos limites do gênero proposto e a articulação das partes do texto, com a utilização de recursos coesivos.

Ação Data/Período
Inscrição de estudantes18 de julho a 10 de agosto
Recebimento das redações pela comissão julgadora11 a 25 de agosto
Divulgação dos resultados6 de setembro