IFRN divulga nota de apoio à liderança indígena potiguar

Luiz Katu é referência da comunidade Katu dos Eleotérios, do Litoral Sul do RN

Publicada por Cecilia Melo em 14/05/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

O Comitê de Educação Étnico-Racial do IFRN - formado pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e pela Assessoria de Educação Étnico-Racial da instituição (Aseabi) -, com o apoio do reitor do Instituto, professor José Arnóbio, em conjunto com o Colégio de Dirigentes da instituição, vem a público manifestar apoio ao cacique Luiz Katu, da comunidade indígena Katu dos Eleotérios, situada no Litoral Sul do Rio Grande do Norte.

"É com muita preocupação que acompanhamos as recentes intimidações direcionadas ao cacique e à sua família. Liderança sólida dos Potiguara do Katu, Luiz Katu é um dos principais porta-vozes e defensores dos direitos e das lutas indígenas no estado, sendo também um grande conhecedor da história e da cultura indígena na região.

Desde a fundação do Campus Canguaretama, há uma década, Luiz tem sido um parceiro constante em nossas ações de ensino, pesquisa e extensão. O zelo por sua vida e de seus familiares reveste-se, portanto, de importância também coletiva, simbolizando a resistência e a sabedoria dos nossos povos originários, assim como reclamando o dever do Estado para sua proteção. As investidas contra os territórios indígenas são constantes e exigem vigilância e combate de mesma intensidade. No litoral sul potiguar, a ação do agronegócio da cana-de-açúcar tem sido uma das principais frentes de expansão ilegal e ameaças aos indígenas da região. Diversas denúncias já foram realizadas aos órgãos competentes e objetos de análises de trabalhos acadêmicos.

A situação atual é grave e enseja apoio e vigilância públicos. O IFRN, comprometido com a promoção da diversidade, equidade e construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva e justa, reitera seu apoio incondicional à comunidade indígena e ao cacique Luiz Katu, enfatizando a necessidade de esforços contínuos para a preservação de seus direitos e de sua cultura.

Além disso, é importante destacar que o acesso dos povos indígenas, quilombolas, da população negra e de outros povos e comunidades tradicionais aos institutos, universidades liberais e estaduais vem garantindo uma renovação política, cultural, epistemológica e cosmológica que não existiria sem essas presenças. Dessa forma, nosso apoio a Luiz Katu é também um reconhecimento não só de sua presença, de sua importância, mas da relevância da parceria, da aliança entre instituições de ensino e os povos originários e outros tantos povos que foram marginalizados, sofreram com genocídios e sofrem ainda hoje com a invisibilização, perseguição e ameaça de morte, como é o caso que acontece com esta liderança. Não podemos nos calar. Todo apoio a Luiz Katu, todo apoio ao povo Potiguara Katu, todo apoio aos povos indígenas do Rio Grande do Norte e do Brasil", diz a nota.

O documento pode ser lido abaixo:

Luiz Katu