Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Instituto dá continuidade à série de reuniões com parlamentares
IFRN Presente

Instituto dá continuidade à série de reuniões com parlamentares

21/07/2021 - Na manhã desta quarta-feira (21), a senadora Zenaide Maia foi recebida na Reitoria

Instituto dá continuidade à série de reuniões com parlamentares

Na manhã do dia 21 de julho, a Reitoria do IFRN recebeu a senadora Zenaide Maia a fim de apresentar a Instituição e sensibilizar sobre a necessidade de recursos de bancada. O encontro faz parte da série “IFRN: presente!”, que já recebeu o senador Jean Paul Prates e os deputados federais Benes Leocádio e Natália Bonavides, nos dias 14 e 12 de julho, respectivamente.

O convite para as reuniões foi enviado a todos os parlamentares e, até agora, teve a confirmação e presença dos quatro. No início do encontro, o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, junto a outros gestores do Instituto, apresenta os dados mais relevantes da Instituição, como também uma relação de projetos de melhoria que precisam do aporte financeiro para poderem se concretizar. Os diretores-gerais dos campi e outros membros do Colégio de Dirigentes (Codir/IFRN) acompanham de forma on-line, através da plataforma digital Microsoft Teams.

No encontro desta quarta-feira, a senadora Zenaide Maia recordou a sua história pessoal e importância da atuação política dos parlamentares para o desenvolvimento do estado e o bem-estar dos cidadãos. “Sou filha de pequeno agricultor. Meus pais não tinham o primário, mas sempre defenderam que o único caminho era a educação, que eles chamavam de conhecimento”. 

Zenaide elogiou a atuação do IFRN e se comprometeu a buscar recursos para a Instituição: “Vocês atuam universalmente e são a prova viva de que é possível fazer educação pública de qualidade. Me comprometo a propor uma emenda impositiva para os Institutos Federais. Não é fácil, mas vou propor. Recomendo também que vocês cobrem a cada um dos parlamentares. Isso aqui é uma instituição suprapartidária e precisamos de ajuda”, frisou. A senadora explicou que as emendas impositivas dizem respeito a 1,2% da receita corrente líquida dividida entre os parlamentares. 

Os projetos apresentados pelo IFRN já haviam sido levados ao conhecimento dos parlamentares em fevereiro de 2021, quando a Instituição entregou um documento contendo a destinação dos recursos de bancada recebidos em 2020. Da senadora Zenaide Maia, o valor de R$ 11 milhões foi distribuído entre 21 campi do Institutos, direcionados à compra de equipamentos e material permanente para laboratórios de pesquisa, além de obras para implantação de acessibilidade.

Do IFRN, participaram presencialmente da reunião a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Antônia Silva; o pró-reitor de Administração, Juscelino Cardoso; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Neto; a diretora de Gestão em Atividades Estudantis, Valéria Regina; o diretor de Engenharia, Carlos Guedes; a diretora-geral do Campus Santa Cruz, Samira Delgado;a  diretora-geral do Campus São Gonçalo do Amarante, Marilac de Castro; o diretor-geral do Campus São Paulo do Potengi, Renato Dantas; a assessora de Comunicação Social e Eventos, Clara Bezerra; a coordenadora do Núcleo de Fortalecimento da Imagem Institucional, Patrícia Mesquita; a secretária dos conselhos institucionais, Carolina Helena de Góes; e os professores Hugo Manso e Moisés Souto.

Ações do documento

Página em carregamento