Parceria interinstitucional

Instituto Benjamin Constant adota o Suap como sistema administrativo

Instituição é a 42ª em todo o país a adotar o sistema, desenvolvido pelo IFRN

Publicada em 10/06/2021 Atualizada há 1 ano

IBC, no Rio de Janeiro, é a 42ª instituição a adotar o Suap como sistema administrativo oficial

A implantação do módulo Documentos e Processos Eletrônicos do Suap, sistema administrativo desenvolvido integralmente no IFRN, é o primeiro grande passo para a administração do Instituto Benjamin Constant (IBC) ingressar no século XXI, em termos de informatização da gestão.  O Instituto segue o mesmo caminho de outras 41 instituições de todo o país, a maioria públicas, das quais 26 pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Situado no Rio de Janeiro, o IBC é um centro de referência nacional na área da deficiência visual. Já o Suap foi criado há 14 anos no IFRN e, desde então, vem sendo continuamente aperfeiçoado.  Atualmente o Sistema possui cerca de 30  funcionalidades, aplicáveis às atividades finalísticas e de apoio de instituições de ensino, pesquisa e extensão, como os institutos federais, universidades e o próprio Instituto Benjamin Constant, que agora dá um salto de qualidade na prestação de serviços à população com a adoção de um sistema informatizado que interligará todos os setores da instituição.

O diretor de Gestão em Tecnologia da Informação do IFRN, professor André Gustavo, declara uma imensa alegria em firmar a parceria com o IBC e ver a Instituição iniciando o funcionamento do sistema. "A gente sabe o quanto isso melhora a administração púbica, moderniza, facilita a transparência e reduz custos. Mais ainda para uma instituição que tem uma missão tão nobre, que é a educação para estudantes com deficiência visual. A filosofia no Suap é esta: do desenvolvimento colaborativo, da disponibilização para diversas instituições públicas, sejam da esfera municipal, estadual ou federal. É o cerne do projeto: para além de atender as demandas do IFRN, colaborar com a melhora do serviço público do país. Esperamos também contar com colaborações para tornar o Suap ainda mais acessível, considerando o público do IBC e o trabalho que ele desenvolve e que pode nos ajudar a aprimorar o serviço", explicou o diretor.

O módulo escolhido para iniciar a implantação do sistema no IBC foi exatamente aquele que era o mais urgente e que impactará positivamente o trabalho dos servidores e funcionários do Departamento de Planejamento e Administração.   “Esperamos com isso o aperfeiçoamento no trâmite dos processos, tornando-o mais ágil, rápido e sobretudo econômico, uma vez que teremos uma redução considerável com custo de impressão de documentos”, explica o coordenador-geral de Informática, Moacir de Jesus Gomes.

Segundo Moacir, a implantação do SUAP–IBC é fruto da dedicação não apenas da equipe da Coordenação-Geral de Informática (CGI), como da parceria firme com a Comissão do Suap e a Coordenação de Organização de Dados, Informações e Conhecimento (CODIC).  “Inaugurado este módulo, continuaremos a trabalhar para implantarmos os demais, de modo que tenhamos, o mais rapidamente possível, todas as funcionalidades do sistema disponíveis para atender às demandas de todos os departamentos”, completou.

O público-alvo inicial a utilizar o Sistema são os servidores ativos, mas todas as partes interessadas em um processo poderão acompanhar o seu trâmite, do próprio dispositivo, sem necessidade de ir pessoalmente à repartição se informar sobre ele.

“No próximo dia 15 inauguraremos oficialmente a implantação do SUAP com grande alegria.  Afinal, este é um sonho que perseguimos há anos, que envolveu um grande grupo de servidores da instituição.  E, como diretor-geral garanto a vocês que farei o possível para que os demais módulos sejam disponibilizados o quanto antes.  Porque a implantação do SUAP, em sua totalidade, não significa apenas redução de papel, mas principalmente um enorme avanço na comunicação interna da Instituição, o que vai se refletir na qualidade dos serviços que prestamos à sociedade”, declarou o diretor-geral do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo.

A inauguração do SUAP-IBC será feita por meio de uma live pelo canal do IBC no Youtube, cujo link será disponibilizado em breve.

Conheça o Suap

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBC