Educação

Instituições nacionais impulsionam rede de ciência e tecnologia proposta pela Sudene

Abruem e Conif fortalecem a Rede ICT para o desenvolvimento do Nordeste

Publicada por Max Praxedes em 15/07/2024 Atualizada há 9 horas, 34 minutos

A Rede de Instituições de Ciência e Tecnologia (Rede ICT), proposta pela Sudene para reunir instituições de ciência e tecnologia do Nordeste, recebeu a adesão de duas novas entidades representativas do setor. A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assinaram na última quarta-feira, dia 10, uma carta de intenções para participar do coletivo.

Esse é o primeiro movimento de caráter nacional para expandir o número de integrantes da iniciativa, que visa tornar o Nordeste economicamente mais competitivo por meio da ciência e tecnologia. A ideia é incorporar as competências e conhecimentos dessas instituições para estruturar cadeias produtivas, investir em bioeconomia e conceber modelos de financiamento para o setor de pesquisa e desenvolvimento na região.

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, destacou a relevância da colaboração entre as instituições para o avanço regional: "A adesão à Rede ICT é um passo significativo para promovermos a inovação e o desenvolvimento no Nordeste. A união das universidades e institutos federais potencializa nossas capacidades de pesquisa e aplicação tecnológica, criando um cenário propício para o crescimento sustentável da nossa região".

Abruem e Conif fortalecem a Rede ICT (2024)

“A participação da Abruem e do Conif demonstra a importância desta iniciativa para mostrar que o Nordeste é a cara da solução para o Brasil. Reunindo essas instituições, nós criamos um ambiente de debate rico para construir propostas reais que impulsionem a educação, a pesquisa e a criação de outras medidas que superem os desafios que ainda precisam ser vencidos. E conversa também com a afirmação do protagonismo da Sudene para mediar essa discussão, cumprindo o seu papel de ser indutora do desenvolvimento regional”, comemorou o superintendente Danilo Cabral.

Os signatários pelo Conif representaram os institutos federais dos nove estados nordestinos. O conselho atua por meio de grupos de trabalho com ações divididas em câmaras temáticas. Desenvolvimento institucional, educação no campo, pesquisa e inovação e relações internacionais são algumas das áreas de trabalho da instituição.

A Abruem também endossou a carta de intenções. A instituição reúne 17 universidades presentes na área de atuação da Sudene. A associação participa de vários conselhos e órgãos consultivos estaduais e federais e atua na interiorização do ensino universitário através da capilaridade dos diversos campi universitários.

Representantes das universidades federais e do Consórcio Pernambuco Universitas já acenaram positivamente para integrar a Rede ICT. A Sudene prevê que um acordo de cooperação técnica, instrumento que consolida a organização e atuação do grupo, seja formalizado em até dois meses. Espera-se que os integrantes trabalhem, primeiramente, em um mapeamento das pesquisas em curso nas instituições de ciência e tecnologia da região alinhadas com as missões da nova política industrial brasileira (NIB). O passo seguinte será a elaboração de uma agenda de pesquisas baseada nas necessidades da região e focada na inovação.

*Com informações da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.

Nordeste
Conif