Institucionalização da EaD é tema de palestra no Campus Natal-Zona Leste

Pró-reitora de Ensino apresentou planos e destacou a importância da educação a distância

Publicada por Max Praxedes em 26/07/2024 Atualizada há 1 mês

Na manhã da última quarta-feira (24), o Campus Avançado Natal-Zona Leste do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu a pró-reitora de Ensino, Anna Catharina, para a apresentação do documento de Institucionalização da Educação a Distância (EaD). O evento integrou o último dia da Semana Pedagógica do Campus e reuniu docentes, técnicos administrativos e demais interessados no tema.

Durante a apresentação, Anna Catharina destacou a importância da EaD no processo de democratização do acesso ao ensino de qualidade e detalhou os planos e ações para a modalidade: “A ideia é apresentar, por meio de uma comissão, no encontro pedagógico. A proposta dessa comissão é trabalhar em todos os campi do IFRN, para fazer a oferta institucional da educação a distância”, esclareceu a pró-reitora.

Um dos pontos altos foi a discussão sobre a interiorização dos cursos oferecidos na modalidade EaD. Anna Catharina ressaltou que a expansão das ofertas de cursos para regiões mais afastadas do estado é uma prioridade da instituição, atendendo à crescente demanda por educação superior em localidades com menor oferta de ensino presencial: “Trata-se não só da oferta por meio de programas, mas principalmente da nossa oferta com nossos professores, com o fomento do governo, dentro das matrículas que geramos por meio da educação a distância”, acrescentou.

Institucionalização da EaD (2024)

Além disso, foram apresentadas as metas para o segundo semestre de 2024, que incluem a ampliação do número de vagas, a criação de novos cursos e a implementação de tecnologias inovadoras para melhorar a experiência de aprendizagem dos estudantes.

A professora Edneide Bezerra, coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no IFRN, comentou que o momento foi muito esclarecedor, proporcionando aos participantes uma oportunidade única para discutir com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) o futuro do Campus Natal-Zona Leste: “Acredito que todos ficaram muito satisfeitos com o resultado do debate. Os docentes ficaram mais tranquilos e compreendendo o que significa essa institucionalização que passa pelo campus da Zona Leste”, afirmou.

Após a palestra, servidores, professores e toda a equipe do Campus participaram de um bate-papo para discutir e decidir as melhores escolhas para o futuro da instituição. Para a professora Ivoneide Marques, foi uma oportunidade de dialogar mais de perto com a Proen, e ela espera que as reflexões e debates promovam melhorias no trabalho e desenvolvimento do Campus Natal-Zona Leste.

Campus Natal-Zona Leste EaD