enem 2012

Inscrições para o Exame terminam hoje (15)

O IFRN adota as notas do ENEM como critério de seleção para os cursos superiores

Publicada em 14/06/2012 Atualizada há 1 ano

Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no programa até às 23h59min de hoje (15), no horário oficial de Brasília. O edital para o exame foi publicado no Diário Oficial da União do dia 25 de maio. Confira o Edital.

As inscrições para o ENEM custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

Faça aqui a sua inscrição!

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012 e aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade nesses aspecto. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Todos os cursos superiores de graduação do IFRN - licenciaturas e tecnólogos - utilizam a nota do ENEM como critério para ingresso, alguns através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e outros por meio de processo seletivo próprio do Instituto. A nota no Exame também pode servir para que o estudante participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem fazer o Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto ao Instituto.

Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação, está mantido o mínimo de 500 pontos.

Em 2011, o Enem envolveu mais de 400 mil pessoas em sua realização e as provas foram aplicadas em 140 mil salas de aula. Este ano a logística de distribuição das provas, que ficará a cargo dos correios, terá 9.728 rotas. O Enem é o segundo maior exame do gênero, atrás apenas do realizado na China.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todo o país, a partir das 13h, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7 de novembro. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

Confira o cronograma do Enem em 2012:

Início das inscrições
28 de maio a partir das 10h
Término das inscrições
15 de junho até às 23h59min
 Pagamento das inscrições
 Até 20 de junho
 Taxa de inscrição
 Data das provas
 3 de novembro (13h às 17h30):
- ciências humanas
- ciências da natureza