Internacionalização

Inscrições abertas para o Programa Jovens Embaixadores 2023

Estudantes do ensino médio, entre 15 e 18 anos, podem se inscrever até 12 de setembro de 2022

Publicada em 17/08/2022 Atualizada há 12 meses

Programa promove intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos.

O Programa Jovens Embaixadores (JE) está com inscrições abertas para sua edição 2023. Serão selecionados 50 jovens, com idade entre 15 a 18 anos, que estejam cursando o ensino médio em escola da rede pública e possuam destaque escolar. Os estudantes selecionados realizarão um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos.

Inscrições e pré-requisitos

Interessados podem se inscrever até o dia 12 de setembro deste ano de 2022. Para isso, é necessário preencher o pré-cadastro on-line através do link. Para iniciar o processo de inscrição, os candidatos devem, primeiramente, acessar o endereço oficial do Programa Jovens, informar nome completo e endereço de e-mail e clicar no botão “Começar”. Em seguida, é necessário fornecer todos os dados pessoais e criar uma conta no sistema on-line do Programa.

Após ter criado a conta, os candidatos recebem um e-mail no endereço informado para que possam validar e ativar a sua conta e, sempre que quiserem acessá-la, devem informar o endereço de e-mail validado e a senha. Cabe aos candidatos certificar-se de que forneceram corretamente todos os dados necessários para o seu devido acesso ao sistema on-line do Programa.

Para se se inscrever, é necessário estar inserido em alguns critérios, como ser estudante do ensino médio na rede pública e ter cursado, ao menos, o 1° ano do ensino médio em 2022; possuir nacionalidade brasileira; não ter menos de 15 anos até 1º de janeiro de 2023, bem como não completar 19 anos anos até o dia 28 de janeiro de 2023. Também é fundamental possuir boa fluência oral e escrita em inglês; ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior; e jamais ter viajado para os Estados Unidos.

Ainda, entre os critérios, há:

• Estar em vulnerabilidade socioeconômica;
  • Ter excelente desempenho escolar, bem como perfil de liderança e iniciativa;
  • Ser comunicativo;
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade; e
  • Estar atualmente engajado em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por, pelo menos, seis meses.

O Programa e o IFRN

Criado em 2002, o Programa é uma iniciativa do Departamento de Estado norte-americano. No Brasil, a ação é coordenada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e é voltada a jovens que desejam transformar a comunidade em que vivem através de ações transformadoras e se destacam pelo bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.

Para fins do Programa Jovens Embaixadores, empreendedorismo social é o conjunto de ações que levam a uma transformação social positiva. O programa busca jovens que pensam fora da caixa para desenvolver uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade. Independentemente de serem ações grandes ou pequenas, ou da área de empreendedorismo (inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, necessidades especiais, cooperativas em geral, etc.), esses jovens buscam encontrar soluções criativas para problemas em suas comunidades.

Todos os anos, estudantes do IFRN se inscrevem no programa. Em 2019, foi a vez de Thaynara de Azevedo Luciano. Aluna do Curso Técnico em Informática do Campus Parelhas do IFRN, Thaynara foi a única jovem estudante selecionada no Rio Grande do Norte para o Programa naquele ano. “Quero usufruir dessa experiência ao máximo: aprender coisas novas sobre os Estados Unidos, aprimorar as minhas habilidades de liderança e conhecimentos, além de me tornar um exemplo para os jovens da minha comunidade, incentivando-os a participar do programa”, contou à época a estudante.

Mais informações podem ser consultadas no Edital do Programa.

Acesse:

pesquisa