Ciências naturais

Inscrições abertas para conferência sobre ensino de Física na educação básica

Docentes da área de Ciências podem se inscrever no evento; professor do IFRN está na organização

Publicada em 21/07/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Professores da área de Ciências Naturais, especialmente Física, podem se inscrever até o dia 30 de julho

O Instituto Internacional de Física (International Institute of Physics), unidade de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promoverá, no mês de agosto, a conferência Ensino de Física no Ensino Fundamental e Médio. O evento é gratuito e contará com a participação de palestrantes nacionais e estrangeiros.

A conferência é destinada a professoras e professores da área de Ciências Naturais, especialmente aos docentes de Física do Nordeste do país, e busca apresentar ferramentas para auxiliar tais docentes na prática letiva.

Lotado no Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o professor Amadeu Albino Júnior é um dos diretores da conferência. Para o professor, a importância do evento se justifica na ideia de que "os institutos de Pesquisa, as universidades e demais instituições relacionadas à Ciência percebem que a educação básica tem considerável significado no processo de formação em Ciências Naturais para que se concretize a proposta da Ciência como cultura humana, sendo parte de currículos escolares, não somente de forma conceitual, mas também enquanto conhecimento procedimental e valorativo”.

Os organizadores do evento declaram que “as práticas e conceitos de Ciência, da Matemática e da Engenharia devem ser introduzidos no início do ensino fundamental, a fim de preparar os alunos para lidar com a enorme quantidade de informações que recebem, muitas vezes de forma acrítica, diariamente, através das mídias sociais”.

Palestrantes convidados e inscrições

Workshops, painéis de discussão e palestras compõem a programação do evento. Entre os oradores, estão docentes do Brasil, como a professora Maria da Glória Albino, do Campus Natal-Central do IFRN, e do exterior, como o professor Vladimir Dubrovsky, da Escola Kolmogorov em Moscou (Rússia), e a professora Lisa Jardine-Wright, da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

A lista completa de palestrantes, dias e horários está disponível no site do evento. Lá, os interessados podem, ainda, realizar a inscrição, até o dia 30 de julho.

Site do evento

extensao