VIVA CIÊNCIA

Iniciativas do IFRN levam conhecimento científico à população

Projetos utilizam cotidiano para ensinar ciência

Publicada em 28/12/2022 Atualizada há 1 ano

Iniciativa realiza experimentos a partir de materiais de fácil acesso

“2012 foi quando tudo começou, a gente decidiu unir professores e alunos apaixonados por ciência, todo mundo trabalhando em conjunto para divulgar como é feita a ciência, o porquê de ser feita, levando esse conhecimento para todos os espaços e pessoas”. A declaração, da professora Glória Albino, relata o início das atividades do projeto “Clube de Ciência”, criado com o intuito de difundir a divulgação científica no Rio Grande do Norte. Com a  colaboração de professores, estudantes e a comunidade externa do IFRN, a iniciativa do Campus Natal Central completou em 2022 dez anos de existência, tendo sua trajetória marcada pela exposição e ensinamentos de noções básicas de ciência.

A iniciativa realiza experimentos a partir de materiais de fácil acesso para ensinar e levar ciência através do cotidiano, democratizando o acesso à ciência para a população nos locais públicos. Elson Augusto, estudante de Licenciatura em Física do Campus Natal Central, participa do projeto e comentou como está sendo a experiência de atuação: “é fundamental para a ente que está fazendo licenciatura ter esse contato com o público externo, tirando a gente da sala de aula com toda essa formalidade e indo de encontro com o público do projeto, os alunos e a população de maneira geral”

Evolução

Com a consolidação da atividade, em 2019 foi realizada uma parceria com o Campus Natal Zona-Leste, sendo adquirido um ônibus chamado Science Bus para levar ciência de maneira itinerante. Assim nasceu o projeto “Vejo ciência em todos os lugares”. Criado com a intenção de “levar a ciência para fora dos muros da instituição, a hashtag visa levar ciência as pessoas que não tem acesso a ciência básica, principalmente os estudantes de escolas públicas que são os que mais sofrem por essa defasagem”, nas palavras de um dos criadores do projeto, o professor Amadeu Albino.

Futuro

O projeto é destaque no cenário nacional, sendo, também, muito importante para o estado. Tanto que, diante da alta demanda, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) convidou os professores responsáveis pelo projeto a participar do edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) na área aeroespacial. Essa ação, que foi selecionada pelo Conselho, propõe-se a visitar com uma caravana aeroespacial, 30 cidades espalhadas por cinco estados, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Maranhão. A caravana atuará durante dois anos.

O Viva Ciência

O “Viva Ciência” foi criado para vivificar a ciência e a tecnologia desenvolvidas no IFRN e divulgará, através de conteúdos jornalísticos e audiovisuais, atividades de ensino, pesquisa e extensão de professores, professoras e estudantes do Instituto. A série é coordenada por Eduardo Fernandes e produzida pelo Núcleo de Audiovisual com apoio do Núcleo de Jornalismo da Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria (Asce/IFRN).

extensao