Exame Nacional
INEP divulga lista de cursos que serão avaliados no ENADE 2016
A avaliação está prevista para o dia 20 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília).
Publicada em 01/04/2016 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Estudantes de diversos cursos superiores de graduação participarão do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2016. A relação dos bacharelados e cursos superiores de tecnologia que serão avaliados foram divulgados na Portaria Normativa nº 5, publicada pelo Ministério da Educação. A avaliação está prevista para o dia 20 de novembro, às 13 horas (horário de Brasília).
Os cursos que terão participação na avaliação deste ano são os de tecnólogo em agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia. E os de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.
Os estudantes habilitados a participar são os concluintes dos cursos de tecnologia com expectativa de conclusão até dezembro de 2016 e que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo até o fim do período de inscrição. E, os estudantes de cursos superiores de bacharelado que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 e que tiverem concluído no mínimo 80% da carga horária mínima do currículo do curso até o fim do período de inscrição.
No IFRN, os estudantes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Ambiental poderão acompanhar junto à coordenação do curso a sua inscrição para a participação do ENADE 2016.
O Inep disponibilizará, por meio do endereço eletrônico http://enade.inep.gov.br, até 15 de junho de 2016, as instruções e os instrumentos necessários às IES para a inscrição eletrônica dos estudantes habilitados ao ENADE 2016. E, também disponibilizará para consulta pública a lista de estudantes regulares e irregulares inscritos pela IES, durante o período de 12 a 21 de agosto de 2016, nos termos do § 1o do art. 33-I da Portaria Normativa MEC no 40, de 2007, republicada em 2010.
Criado em 2004, o ENADE integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O exame afere o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências. É obrigatório para os selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.
Acesse aqui a Portaria Normativa nº 5
Fonte: INEP
- Palavras-chave:
- ensino servidores