Enade 2011

Inep alerta alunos para checarem o local de prova

Exame será realizado nesse domingo, dia 6/11, às 13 h

Publicada em 03/11/2011 Atualizada há 12 meses

O Instituto Nacional de Estudos e  Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou hoje 3) um comunicado às instituições de ensino superior no qual pede que elas ajudem a reforçar a necessidade de os alunos inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) conferirem os respectivos locais de prova, principalmente aqueles que fizeram a última verificação entre as 18 h do dia 24/10 e as 10h 30min do dia 25.  O exame será aplicado no próximo domingo, dia 6, às 13 h, horário de Brasília.

O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Ele é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima com que cada área do conhecimento é avaliada é trienal.

Entre as novidades do Enade deste ano está a dispensa dos ingressantes, que a partir de agora serão avaliados com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  No próximo domingo farão a prova  estudantes dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também farão as provas os alunos de cursos superiores de tecnologia em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Estima-se que 1,2 milhão de estudantes estejam inscritos e que cerca de 400 mil façam as provas. Outra novidade é a regularização dos estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular no Enade em anos anteriores. A simples inscrição dos estudantes basta para que a situação seja estabilizada. Os que estão irregulares no cadastro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ficam impedidos de colar grau.

Para ampliar a publicidade dos locais de prova,  o Inep informou que os mesmos estão disponíveis para consulta pública em http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarLocalProva/, dispensando o uso de senha e e-mail do estudante.