Oportunidade
Inclusão e acesso: IFRN amplia espaços para aplicação do Exame de Seleção 2025
Unidade socioeducativa e Casa Durval Paiva receberam a prova
Publicada por Cecilia Melo em 22/10/2024 ― Atualizada há 2 meses
O Exame de Seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) ocorreu no último domingo, 20/10, em 45 locais de prova pelo estado. A prova foi organizada pela Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) e pela primeira vez foi aplicada em uma unidade socioeducativa de internação provisória. Esse também foi o segundo ano que a Casa Durval Paiva - que trata de jovens diagnosticados com câncer - recebeu a prova.
Aplicação
A aplicação do Exame no Centro provisório Metropolitano (Casep) foi feita a partir de uma solicitação à Justiça para a liberação do candidato, que já estava inscrito quando chegou ao centro de atendimento socioeducativo. Já na Casa Durval Paiva, o Exame foi destinado a um candidato que estava inscrito para fazer a prova em Caicó, mas devido ao diagnóstico, solicitou atendimento especial para fazer o teste nas instalações da Casa.
A prova foi a mesma para todas as 21.991 pessoas inscritas: 20 questões objetivas de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e uma Redação. Para o coordenador de Acesso Discente do IFRN, professor Everaldo Pereira, a aplicação fora dos locais de prova tradicionais reforça o compromisso da instituição com a inclusão: “Coube ao IFRN, como instituição que tem como um de seus pilares a inclusão, fazer o possível para, juntamente com a Funcern, realizar a aplicação da prova. Esperamos que para ambos os jovens, a realização da prova possa ser um motivo de esperança de dias melhores em suas vidas”, disse.
- Palavras-chave:
- Inclusão Prova Exame de seleção 2025