Mulheres Jovens Cientistas

IFRN vai celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com evento especial

Lançamento do Edital Mulheres Jovens Cientistas marca a data e promove a participação feminina na ciência

Publicada por Habyner Lima em 24/07/2024 Atualizada há 1 mês

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), realizará nesta quinta-feira, 25 de julho, um evento especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A celebração será marcada pelo lançamento do Edital Mulheres Jovens Cientistas, reforçando o compromisso da instituição com a equidade de gênero na produção científica.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial do instituto no YouTube, garantindo a participação de um público amplo e diverso. A programação destacará as lutas, conquistas e contribuições das mulheres negras na América Latina e no Caribe.

Programação

A cerimônia de abertura e o lançamento do edital estão programados para às 15h. Em seguida, ocorrerá um bate-papo com as autoras Nádia Farias, do Campus Apodi do IFRN, e Ariela Fernandes, do Campus Lajes, que discutirão suas trajetórias e desafios. A partir das 15h30, vai acontecer uma mesa-redonda, intitulada "Desafios e Avanços das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas na Produção do Conhecimento", que será mediada por Nádia Farias. O debate contará, ainda, com a participação da comunicadora Duda Félix; da doutoranda Amanda Raquel; e da engenheira do Campus Currais Novos, Aquileine Mainomy.

Mulheres Jovens Cientistas

O Edital Mulheres Jovens Cientistas, em sua terceira edição, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi) do IFRN. O objetivo é incentivar a participação de mulheres e meninas discentes na produção científica institucional.

De acordo com o pró-reitor, professor Avelino Neto, a iniciativa está alinhada com a proposta pedagógica da Educação Profissional e Tecnológica: “Promover a equidade de gênero em espaços marcadamente masculinos, como ainda o é a Ciência, é obrigação ética da RFEPCT, preocupada com a emancipação individual e coletiva dos cidadãos”, destacou.

O evento promete ser um marco importante na luta pela visibilidade e reconhecimento das mulheres negras na ciência e na sociedade, celebrando suas histórias e incentivando novas gerações a seguirem o caminho da pesquisa e inovação.

Mulheres jovens cientistas neabi