Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Covid-19

IFRN, UFRN e Governo do Estado unem esforços tecnológicos no enfrentamento à Covid

Lais/UFRN, Navi/IFRN, DIGTI/IFRN e Nesc/UFRN lançam Ecossistema Tecnológico

Publicada em 13/04/2020 Atualizada há 12 meses

Ecossistema está sendo construído com apoio de colaboradores em várias áreas de atuação profissional

A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (DIGTI/IFRN), o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN), o Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi/IFRN) e o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesc/UFRN) uniram esforços durante esse período de pandemia. O objetivo foi desenvolver um ecossistema tecnológico para fortalecer ações inovadoras que potencializem a integração entre a atenção primária e a vigilância em saúde. O resultado dessa força-tarefa, convocada pela Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) acaba de ganhar formato: Ecossistema Tecnológico Lais/Sesap ─ Combate à Covid-19.

Organizado em formato de cartilha, o Ecossistema Tecnológico (em anexo) divulgado agora é um esboço geral do conteúdo que será disponibilizado no Portal Covid-19 (covid19.saude.rn.gov.br). 

Portal Covid-19

Construído com apoio de colaboradores em várias áreas de atuação profissional, o resultado dessa união de forças é composto por um conjunto de sistemas de informação que, entre outros serviços, reúne dados e direcionamentos à sociedade. Dividido em temas de interesse, o Portal Covid-19 terá:

Coronavírus RN: com o propósito de permitir o acesso e acompanhamento de dados sobre evolução da COVID-19, é um sistema de informação que agrega informação de fontes oficiais do Governo do Estado e também do Governo Federal. O link para a ferramenta é o https://covid.lais.ufrn.br/.

Telessaúde/RN: funciona como uma consultoria e dá acesso à opinião referenciada e baseada em evidências científicas fornecidas por especialistas da área da saúde. O atendimento, que começa pela página do sistema no Portal, pode ser realizado até mesmo por meio de troca de mensagens de texto ou por webconferência. Para acessar o serviço, clique AQUI.

RegulaRN: com o intuito viabilizar a Regulação do Acesso à Assistência instituída por meio da Política Nacional de Regulação, o Sistema RegulaRN tem como objetivo ordenar e padronizar o fluxo de acesso aos leitos de UTI no estado, promovendo transparência, integridade e equidade no acesso aos serviços.

Avasus: o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (Avasus) é um espaço virtual de aprendizagem, cujo objetivo principal é qualificar trabalhadores, gestores, estudantes da área da saúde e também a população em geral frente às demandas formativas diante do cenário pandêmico do novo coronavírus. Como exemplo, o Avasus disponibilizou o curso “Vírus respiratórios emergentes, incluindo a COVID-19”, que atualmente conta com mais de 65 mil inscritos em todo o Brasil e em mais de 43 países do mundo.

Sala de Situação: espaço físico de inteligência, com visão integral e intersetorial, a Sala de Situação é composta por uma equipe técnica, para monitoramento de leitos, equipamentos respiratórios e ocorrências de casos de COVID-19. A equipe, de posse dos sistemas computacionais, fará análises e avaliações diárias, com base na coleta de dados, para fornecimento de informações oportunas e de relevância, embasadas técnica e cientificamente. Essas informações serão de importância para os gestores e profissionais da área, pois permitirão a avaliação da situação de uma determinada região e, a partir desta, o planejamento e a implementação de ações e políticas para o enfrentamento à COVID-19.

Sistema de vacinação para idosos em condomínios: Com o objetivo de gerir a vacinação de pessoas idosas residentes em condomínios horizontais ou verticais em Natal contra o vírus Influenza, o sistema visa ampliar a cobertura vacinal e reduzir aglomerações e a sobrecarga das Unidades de Saúde da rede de Atenção Primária em Saúde (APS), prevenindo a infecção pelo coronavírus. Mais informações pelo link https://natalvacinacaoidosos.lais.huol.ufrn.br/.

Sistema de Voluntários: voltado ao cadastro de profissionais de saúde que desejam disponibilizar algum horário para realizar teleatendimento orientando a população sobre a COVID-19.

Ecossistema

Segundo André Gustavo, diretor de Gestão da Tecnologia da Informação do IFRN, atendendo solicitação da Sesap, vários servidores da DIGTI estão trabalhando nessa parceria IFRN e UFRN: "O grupo gestor da Reitoria entendeu a relevância dessa ação e deu as condições para que pudéssemos destinar parte de nossa força de trabalho para esse projeto, de nossa parte, sob coordenação tecnológica de Jailton Paiva, analista de Tecnologia da Informação no IFRN", completou André.

O ecossistema tecnológico é resultado da ação conjunta entre o Poder Executivo em nível estadual e nos municípios, bem como de centros de pesquisa de Instituições de Ensino Superior (IES) do estado do Rio Grande do Norte, e do Governo Federal, através do Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). São parceiros: o SUS, o Ministério da Saúde, a Prefeitura do Natal, o IMD, o Lacen-RN, IEN, o Faceponto e o Huol.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas