IFRN terá rádio educativa vinculada à Rede Nacional de Comunicação Pública

Solenidade de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública ocorreu em Brasília, nesta quarta-feira, dia 6

Publicada por Max Praxedes em 06/12/2023 Atualizada há 6 meses, 3 semanas

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e outros 15 institutos federais agora fazem parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Com a adesão, serão implantadas 49 novas estações de rádio FM, que irão veicular programação local, dos próprios institutos, e conteúdos da TV Brasil, da Rádio Nacional e da Rádio MEC.

A solenidade de expansão da RNCP ocorreu em Brasília (DF), no Anexo do Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, dia 6. O evento contou com a participação de representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República; de dirigentes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e de reitores dos institutos federais.

Na ocasião, foram assinados acordos entre a EBC, o Conif e 16 institutos federais visando a operação das novas emissoras de rádio, sendo uma delas no estado do Rio Grande do Norte. Para que os novos canais sejam lançados, os institutos federais devem adquirir equipamentos de transmissão e organizar suas equipes. Um parecer emitido pela Procuradoria Geral Federal (PGF), órgão vinculado à Advocacia-Geral da União (AGU), facilita a importação de equipamentos, permitindo isenção tributária para fins científicos. O Governo Federal também planeja elaborar uma ata de compra coletiva por diferentes órgãos federais, simplificando os processos licitatórios.

Dia histórico para o IFRN

Para o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, a assinatura do acordo é um dia histórico para o Instituto: "Agora, nosso próximo passo é viabilizar a aquisição dos equipamentos necessários para levarmos essa rádio para todo o Rio Grande do Norte o mais rápido possível. Essa ação é de extrema importância, pois teremos um canal para comunicar as atividades de ensino, pesquisa e extensão da nossa instituição à sociedade potiguar. Além disso, esse espaço também será utilizado pelos profissionais da área cultural, promovendo uma forte relação com o Campus Natal-Centro Histórico", disse.

"A adesão é uma conquista significativa para a nossa instituição, permitindo ampliar a divulgação das nossas atividades e fortalecer os laços com a comunidade. Estamos entusiasmados com essa nova parceria e confiantes nos benefícios que ela trará", ressaltou o reitor.

IFRN adere à Rede Nacional de Comunicação Pública (2023)

Fortalecimento da comunicação pública

A parceria entre a EBC e os institutos federais fortalece a comunicação pública, levando conteúdo educativo, cultural, científico e informativo de qualidade para todos os cidadãos do país. A Rede Nacional de Comunicação Pública oferece acesso gratuito a conteúdos regionais e nacionais de credibilidade e de alta qualidade. “A rádio será um importante difusor de conteúdo educativo qualificado e de fortalecimento da comunicação pública no Rio Grande do Norte”, destacou a assessora de Comunicação Social e Eventos do Instituto, Clara Bezerra.

Como responsável pela comunicação pública vinculada ao Poder Executivo Federal, a EBC fornecerá apoio às afiliadas, incluindo a elaboração de projetos de engenharia, interação com o Ministério das Comunicações e a Anatel para licenciamento das estações e implementação dos canais. Além disso, buscará promover conteúdos de excelência produzidos pelas instituições públicas de ensino em nível nacional e disponibilizará sua programação gratuitamente aos institutos parceiros.

IFRN adere à Rede Nacional de Comunicação Pública (2023)

Criada em 2010 pela lei de criação da EBC, a RNCP é composta por emissoras de TV e rádio que atuam em todo o país, oferecendo cultura e informação para milhões de brasileiros. De acordo com a Secom, é a quinta maior rede de radiodifusão do país, com 72 emissoras de TV e 41 estações de rádio em funcionamento, retransmitindo parte da programação da TV Brasil e das rádios da EBC. Em outubro deste ano, a EBC anunciou uma expansão da rede ao assinar acordos com universidades federais, prevendo a implantação de novas emissoras de rádio e TV. Com a parceria dos institutos federais, a RNCP poderá alcançar um total de 136 emissoras de rádio e 92 canais de televisão.

Solenidade de assinatura de acordos para expansão da RNCP

Acesse:

Comunicação pública