Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Processo Seletivo

IFRN tem propostas aprovadas em Plano Estadual de Desenvolvimento de Programas de Pós-Graduação

Programas selecionados são ofertas de cursos de mestrado e doutorado do IFRN

Publicada em 09/10/2020 Atualizada há 1 ano

Programas funcionam nos campi Mossoró e Natal-Central

Após divulgação do resultado do Processo Seletivo de Propostas para o Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação da Fundação de Apoio à Pesquisa do estado do Rio Grande do Norte (PD-Fapern), regido pelo Edital nº 3/2020- Fapern, o IFRN celebra o fato de estar entre as instituições com propostas aprovadas para o PD-Fapern. A listagem, divulgada na última quarta-feira (7), traz os seguintes programas e projetos que receberão recurso de custeio:

  • Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino/Uern/Ufersa/IFRN) - O Ensino e o Semiárido Brasileiro: consolidar a pós-graduação para desenvolver a região;
  • Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais (PPgUSRN/IFRN) - Projeto de gestão integrada dos recursos hídricos como ferramenta para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte;
  • Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) - Produção do Conhecimento em educação profissional, científica e tecnológica: políticas, formação docente e história. 

Segundo informações de Francinaide Silva, coordenadora de Pesquisa e Inovação do Campus João Câmara, os três programas de pós-graduação são ofertas do IFRN com cursos de mestrado e doutorado. “Dois dos programas contemplados são sediados no Campus Natal-Central e o PosEnsino, que funciona no Campus Mossoró, é um programa realizado em parceria entre três instituições: a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e o próprio IFRN.

A proposta submetida à Fapern pelo PPGEP-IFRN foi selecionada entre as prioritárias para o Projeto 2: Apoio a Programas emergentes para o desenvolvimento científico do RN, com ênfase em Educação Científica, que serão beneficiadas pela Fundação com recursos extras para custeio e concorrerão a pelo menos duas bolsas no Edital nº 18/2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência governamental federal de fomento.

Para o professor Dante Henrique Moura, coordenador do PPGEP-IFRN, A aprovação do nosso projeto entre aqueles com maior nível de prioridade seguramente vai contribuir nas condições para que o Programa alcance seu objetivo junto ao planejamento estratégico global para os próximos anos, que é alcançar, na avaliação quadrienal da Capes2017-2020, o nível 5, e, no quadriênio seguinte (2021-2024), o nível 6". Francinaide complementou: "O apoio à pesquisa stricto sensu é primordial à produção do conhecimento e ao desenvolvimento regional pela via da formação de pessoal e de pesquisas de qualidade. Este edital da FAPERN aponta importante retomada nesse planejamento de recursos aos pesquisadores e à comunidade científica", disse .

Acesse

Plano de Desenvolvimento da Pós-Graduação – resultado do Processo Seletivo

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas