Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parceria Nacional

Projeto com parceria do IFRN é aprovado em edital da Finep

Iniciativa envolve o Instituto, a Unicamp e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer

Publicada em 06/04/2022 Atualizada há 1 ano

Colaboração entre as instituições aprimora o funcionamento do projeto

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foi contemplado por um dos editais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A aprovação prevê suporte para a realização do projeto “Módulos solares de perovskita, grafeno e óxido de nióbio e tântalo: como o Brasil pode ser competitivo em energia fotovoltaica”. A ação foi contemplada com R$ 1,9 milhão e terá duração de três anos.

A iniciativa aprovada é realizada em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI Renato Archer). Cada uma das instituições desempenha um papel fundamental na execução do projeto, havendo trabalho conjunto e específico por parte de cada uma delas. 

A Unicamp possui reconhecimento internacional na área de protótipos solares, o CTI Renato Archer contribuirá nos processos produtivos e ensaios em laboratório fotovoltaico, implementado com recursos da Finep, e o IFRN produzirá, através dos minerais columbita e tantalita, que são obtidos no Seridó potiguar, materiais que serão utilizados no projeto. 

O grupo IFotovoltaica, centro de referência em tecnologia mineral do Instituto, e os Laboratórios de Tecnologia Mineral e Material (LT2M) e Caracterização Mineral e Material (Lacamm), no Campus Natal - Central, serão responsáveis pelo desenvolvimento das atividades do projeto. Estarão envolvidos os professores Cleonilson Mafra Barbosa, Augusto Fialho, Beldson Elias e João Teixeira, que também integram o grupo IFotovoltaica.

O material produzido pelo IF é estratégico e, juntamente com o grafeno e a perovskita, trarão maior desempenho e vida útil aos protótipos, além de promover a diminuição do curso de produção. 

Financiadora de Estudos e Projetos 

A Finep é responsável por promover o desenvolvimento econômico e social do país através de fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação. O direcionamento dos investimentos é voltado para empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. 

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas