ONHB

IFRN tem 17 das 20 equipes potiguares finalistas da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Estudantes finalistas são dos campi Apodi, Lajes, Mossoró, Natal-Central e Pau dos Ferros

Publicada por Luciano Silva em 11/08/2023 Atualizada há 10 meses, 3 semanas

O Rio Grande do Norte chega à final da 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) com 20 equipes e 17 vêm do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), dos campi Apodi, Lajes, Mossoró, Natal-Central e Pau dos Ferros. No Dia dos Estudantes, toda a comunidade acadêmica celebra o êxito em mais uma edição da ONHB.

Do IFRN para a Unicamp

Das 20 equipes potiguares finalistas na ONHB, nove são do Campus Pau dos Ferros do IFRN.. Os grupos são coordenados pelos professores Lucas Chnaiderman e Gabriel Oliveira.

RETANGULAR

O Campus Apodi está sendo representado pela equipe Woolfs. O grupo é formado pelas estudantes Emille Paiva, do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, e Júlia Mirele e Luma Câmara, do Curso Técnico Integrado em Química, sob a coordenação da professora Sarah Campelo.

Para a estudante Luma Câmara, participar da ONHB é “uma construção de conhecimentos que vão sempre se entrelaçando e se mostrando cada vez mais importantes para chegar à final. Para a gente, o processo foi e é encantador, pois a Olimpíada realmente nos instigou durante todos os meses de participação e nos proporcionou a formação de amizades nessa trajetória”. A estudante conta que estar na final é a concretização do que ela e as colegas sonharam durante todas as fases da competição, além da chance para representar todos os colegas que não chegaram à final, “mas foram imprescindíveis no processo”, declarou a jovem.

Sarah Campelo, que coordena o grupo, afirma que participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil é sempre uma experiência marcante: “Este ano, no campus Apodi, tivemos recorde de equipes inscritas e conseguimos construir um trabalho contínuo. As meninas que chegaram até a final estão representando todas as equipes que iniciaram nesse processo. Estamos muito felizes por mais uma vez estarmos na final”, declarou.

O IFRN também será representado por equipes compostas por estudantes dos campi Avançado Lajes, Mossoró e Natal-Central. Confirma o nome das equipes:

Equipe Campus
CSI! Pau dos Ferros
Devotchkas Pau dos Ferros
Os Argonautas Pau dos Ferros
Apólis Pau dos Ferros
Malfattinhos Pau dos Ferros
Lampiões Micaelenses Pau dos Ferros
A Ordem da Fênix Pau dos Ferros
desIFROrmados Pau dos Ferros
Camponesas do Anexo Pau dos Ferros
Woolfs Apodi
Arqueólogos do Conhecimento Lajes
Três Marias Mossoró
Forrest Gump Mossoró
Velozes e Furiosos Mossoró
Rainhas do Cangaço Natal-Central
Café Filho com Leite Natal-Central
Cellules Grises Natal-Central

Palavras do reitor do IFRN

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, comemora o êxito das equipes do IFRN na ONHB. “A palavra que encontro para me expressar neste momento é gratidão. Gratidão aos professores, aos nossos estudantes que, mesmo diante de todas as dificuldades, conseguem participar das mais variadas olimpíadas de conhecimento, como é o caso da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Eu quero parabenizar a todos os estudantes e professores de História que, com compromisso, têm feito com que nossa instituição continue sendo destaque, não apenas regional, mas em um cenário nacional”, disse.

Arnóbio finaliza lembrando o Dia do Estudante, comemorado nesta sexta-feira (11): “Neste Dia do Estudante, quero reforçar a necessidade de a gente fortalecer as ações institucionais, da participação de nossos alunos em ações acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. A ONHB é esse retrato; um recorte importante para mostrar à sociedade que nossa instituição tem a possibilidade de fazer com que nossos estudantes possam transcender na concepção de educação, parabéns aos nossos finalistas e parabéns a todos os estudante”.

Final da ONHB

A fase final da Olimpíada Nacional em História do Brasil acontecerá nos dias 26 e 27 de agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.

ONHB
história