CONQUISTAS

IFRN conquista premiações na Olimpíada Norte/Nordeste de Química 2020

Classificações vêm de sete campi diferentes e incluem medalhas de prata e menções honrosas

Publicada em 22/04/2021 Atualizada há 1 ano

Esta foi a 25a edição do evento, promovido pelas Universidades Federais do Ceará e do Piauí

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistou 17 premiações na Olimpíada Norte/Nordeste de Química de 2020, motivo de celebração para os campi Apodi, Currais Novos, Natal-Central, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi. Esta foi a 25a edição do evento, que é promovido pelas Universidades Federais do Ceará e do Piauí, por meio de suas Pró-Reitorias de Extensão. Além disso, a Associação Brasileira de Química (ABQ) é a responsável pela organização da Olimpíada.

As medalhas de prata conquistadas foram de Sílvia Alves Praxedes (Campus Apodi) e Sofia Severo Galvão (Campus Parnamirim). Enquanto isso, quatro estudantes trouxeram menções honrosas ao IFRN, sendo eles: Carlos Vinícius de Souza Felipe (Campus Currais Novos), César Augusto Noronha e Sousa Junior (Campus Natal-Central), Gustavo Línic de Souza Pamplona (Campus Apodi) e Letícia Fonseca Silva (Campus São Gonçalo do Amarante). Os onze demais classificados são dos campi Apodi, Currais Novos, Natal-Central, Mossoró, Parnamirim e São Paulo do Potengi.

Preparação

A participação de estudantes do IFRN na Olimpíada Norte/Nordeste de Química (ONNeQ) foi antecedida pela Olimpíada de Química do Rio Grande do Norte. As boas colocações no evento estadual, deram a classificação automática para a ONNeQ. Segundo Alexis Maia, professor de Química responsável pela inscrição dos alunos do Campus Apodi, não houve uma preparação específica do Campus para o evento, pelo fato de que os seus estudantes não tinham a disponibilidade de tempo para os encontros virtuais: “Isso faz com que as premiações sejam mais comemoradas ainda, pois várias escolas privadas têm turmas preparatórias para as Olimpíadas, e nossos alunos conseguem ir tão bem quanto eles.”

Comemoração

Sofia Galvão, medalha de prata do Campus Parnamirim, disse que não tinha tanta afinidade com Química. No ano passado, ela começou a frequentar as aulas que seu professor estava dando para a Olimpíada Norte/Nordeste e foi aí que ela passou a se interessar de fato pela área: “Na minha visão, quando nós começamos a compreender o porquê do fenômeno, a demonstração daquela fórmula, as ideias que estão por trás e as aplicações, começamos a realmente aprender o assunto e, além de tudo, se apaixonar por ele”, comenta.

Paixão é também como Letícia Fonseca define seu sentimento pela Química. A estudante, que representou o Campus São Gonçalo do Amarante, trouxe para sua unidade uma menção honrosa, e é a ele que credita sua conquista: “Com o incentivo dos professores e dessa instituição incrível, tive acesso à Olimpíada de Química Norte/Nordeste e pude tornar mais enriquecedora minha bagagem de conhecimentos.”

Da mesma forma pensa César Augusto Sousa, que trouxe uma menção honrosa ao Campus Natal-Central: “Sei que minha conquista se deu pelas oportunidades que o IFRN nos traz. Sou muito grato por todo o apoio dado pela instituição e vou levar o aprendizado para a minha vida.” Para ele, participar da Olimpíada Norte/Nordeste foi especialmente gratificante, porque “ela me fez ver a Química com outros olhos, que ultrapassavam a sala de aula, fazendo com que eu me instigasse ainda mais para a disciplina”.

Gabrielly Fernandes também representou o IFRN Natal-Central na Olimpíada. Ela comenta o que achou de ter participado: “Me proporcionou muito aprendizado e experiência, tanto no meio acadêmico, por conter assuntos que ainda não tínhamos visto em sala de aula; quanto no dia a dia, posto que, neste período de pandemia, foi muito difícil manter a rotina de estudos.”

A estudante  finaliza deixando um recado de motivação para todos aqueles que se interessam pela área científica: “Como seres humanos, devemos, conforme a inspiradora Marie Curie, ‘continuar o trabalho científico e manter a ambição e a determinação de fazer uma contribuição permanente para a ciência’”.

Lista geral

Campus Apodi