Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

IFRN sediará Festival de Cinema Acessível

Evento acontecerá nos dias 9 e 10 de agosto, no Campus Natal-Central

Publicada em 08/08/2022 Atualizada há 12 meses

O evento acontecerá às 8h e às 14h, nas dependências do Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão do Campus Natal-Central.

Nos próximos dias 9 e 10 de agosto, o Campus Natal-Central do IFRN sediará o Festival de Cinema Acessível, projeto recentemente aprovado para a 36ª edição do Criança Esperança. O evento acontecerá às 8h e às 14h, nas dependências do Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão. Na ocasião, será exibido o filme Malévola, disponível em legenda, libras e audiodescrição. 

O projeto é organizado pela ONG Mais Criança, de Porto Alegre – Rio Grande do Sul, em parceria com a empresa Som da Luz e do programa Criança Esperança. A ação teve início quando, em 2015, na inauguração do Festival de Cinema Acessível, o filho do idealizador do evento, o musicista e empreendedor Sidnei Schames, não pode entrar no cinema por não ter a idade necessária. Dessa forma, surgiu a ideia de adaptar o festival para uma versão infantil também, a qual teve início em 2017. 

Inclusão

A ação tem como objetivo a inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência nas áreas de educação, cultura e lazer, contribuindo, dessa forma, com a luta contra a evasão escolar causada pela pandemia. Além disso, a atividade objetiva a capacitação de professores na inclusão ao público PCD, LGBT e portador de HIV-AIDS e incentivar a participação do público não PCD para experienciar a mesma realidade e, assim, favorecer o exercício da empatia e da oportunidade de repartir momentos de lazer e cultura. 

O projeto visa alcançar, em cada ano de sua implementação, 3600 crianças, adolescentes e jovens PCD, além de 100 professores, famílias e o público em geral. Para 2022, foram escolhidas as capitais Brasília, Belém, Natal e São Paulo para sediar o festival, que é um dos 71 projetos selecionados pela Unesco para receber apoio do Criança Esperança neste ano. 

Até hoje, em suas versões adulto e infantil, o Festival de Cinema Acessível foi assistido por cerca de 15 mil pessoas, em 34 cidades, em 88 apresentações presenciais. Além disso, em 2021 houve quatro edições no formato on-line. O evento é alicerçado tanto na exibição de filmes com debates após às sessões, como na capacitação em inclusão de grupos de até 25 professores em oficinas de 6 horas.

Programação

Na segunda-feira, 8 de agosto, das 9h às 15h, acontecerá a oficina para educadores. Nos dias 9 e 10 haverá duas sessões por dia, às 8h e às 14h, para a exibição do filme. Na ocasião haverá, além de três tecnologias assistivas para PCD, o uso de recursos como vendas para os olhos e personagens em bonecos para uma experiência tátil e para estimular um exercício de colocar-se no lugar do outro. 

A entrada é franca e aberta ao público, mas é preciso realizar inscrição através do e-mail: contato@maiscrianca.org.br. Além disso, os participantes deverão apresentar o passaporte vacinal para ter acesso à Instituição.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas