Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Natal-Central

IFRN sediará 1º Congresso Virtual Ibero-americano de Saúde Ambiental

Evento será realizado de 08 a 12 de novembro de 2021

Publicada em 01/09/2021 Atualizada há 1 ano

Com o tema "Saúde Ambiental, Sindemia e Agenda 2030", o Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Cnat/IFRN) vai sediar, de forma remota, o 1º Congresso Virtual Ibero-americano de Saúde Ambiental. O evento será realizado de 08 a 12 de novembro de 2021. Os interessados devem se inscrever através do site: saludambiental.org.br. Os melhores trabalhos apresentados serão premiados.

A iniciativa faz parte das estratégias de internacionalização que o Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável dos Recursos Naturais (PPgUSRN), da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais (Diaren), do Cnat. A realização do evento, de magnitude global em áreas de atuação relacionadas às Ciências Ambientais, visa revisar os impactos dos determinantes ambientais da saúde no contexto da pandemia. Além disso, uma das metas é avaliar em que medida a sindemia da Covid-19 afeta o cumprimento dos objetivos da Agenda 2030.

Na ocasião, haverá intercâmbio entre especialistas de excelência nas áreas correlatas. Durante o encontro, ocorrerá a participação de profissionais com formação acadêmica e experiência comprovadas de nível internacional. A perspectiva é estimular o intercâmbio produtivo para desenvolver as linhas de Pesquisa e Ensino na área, de forma a fortalecer as metas da Agenda 2030.

O Congresso é fruto do trabalho em rede, organizado em conjunto entre o PPgUSRN, o Programa de Pós-Graduação em desenvolvimento e meio ambiente (Rede Prodema), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Sociedad Iberoamericana de Salud Ambiental, a Sociedad Española de Salud Ambiental, a Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental e a Federación Internacional de Salud Ambiental.

O comitê organizador do evento realizará uma ação social com o valor das inscrições. Através da iniciativa, cestas básicas serão entregues, nos locais de recepção das inscrições, às famílias dos alunos do IFRN-Cnat em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Sindemia

O termo "sindemia" (um neologismo que combina sinergia e pandemia) não é tão novo assim. Foi cunhado pelo antropólogo, médico americano, Merrill Singer, na década de 1990, para explicar uma situação em que “duas ou mais doenças interagem de tal forma que causam danos maiores do que a mera soma dessas duas doenças. O impacto dessa interação também é facilitado pelas condições sociais e ambientais que, de alguma forma, aproximam essas duas doenças ou tornam a população mais vulnerável ao seu impacto”, explica Singer em entrevista à BBC News Mundo - serviço em espanhol da BBC. Fonte: Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas