Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parceria

Campus Macau sedia reunião de projeto sobre pesca artesanal

Estiveram presentes representantes da UFERSA, IBAMA, IDEMA, AMA-GOA e IFRN.

Publicada em 17/06/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Representantes das instituições envolvidas no projeto definem o plano de atividades a ser cumprido

O Campus Macau recebeu, na última terça-feira (16), a primeira reunião do projeto intitulado: “Boias Atratoras para a Promoção da Pesca Pelágica Artesanal no RN”. Trata-se de uma proposta inovadora voltada à promoção da pesca pelágica em moldes estritamente artesanais, aplicado aos interesses da comunidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão (RDSPT/IDEMA), cujo o proponente é a AMA-GOA/MACAU. 

A participação do IFRN neste projeto visa contribuir para o desenvolvimento das comunidades pesqueiras inseridas na microrregião salineira do estado.  Ele conta com o apoio técnico de execução da UFERSA (Curso de Engenharia de Pesca), do IBAMA/SUPES/RN e da Capitania dos Portos/Marinha do Brasil, além do suporte do Fundo de Compensação Ambiental da RDSPT/IDEMA. 

Durante a reunião, representantes das instituições envolvidas planejaram e delinearam as metas que serão desenvolvidas por cada um deles no desdobramento do projeto. A proposta a ser trabalhada prevê a implantação de boias atratoras em frente ao município de Macau, de forma a servir como um dispositivo agregador de peixes pelágicos (Fish Aggregating Device - FAD) em águas jurisdicionais brasileiras. Neste sentido, espera-se que ocorra uma concentração de cardumes de peixes oceânicos de grande porte que estão de passagem pela costa potiguar, de forma a promover uma alternativa de pesca sustentável ao pescador artesanal da região.

Os professores Paulo Victor e José Garcia são os representantes do IFRN no projeto. Eles nutrem boas expectativas quanto à participação do Instituto nesta ação.  "Esta iniciativa é mais uma grande oportunidade para os estudantes do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros do IFRN/Campus Macau aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula na cadeia pesqueira do Rio Grande do Norte, desenvolvendo as habilidades necessárias para sua melhor colocação no mercado de trabalho", conclui o professor Paulo. 

 

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas