IFRN sedia lançamento do projeto Areninhas Potiguares

Instituto integra projeto que atenderá 60 municípios do estado com arenas de futebol society e outras modalidades

Publicada por Max Praxedes em 03/07/2024 Atualizada há 2 semanas

Na manhã da terça-feira, dia 2, foi oficialmente lançado, no auditório da Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o projeto Areninhas Potiguares. A iniciativa é uma parceria entre o IFRN e os municípios do estado, visando a entrega de 72 arenas de futebol society e outras modalidades esportivas, distribuídas por 60 municípios.

No Instituto, vão receber as areninhas os campi Ipanguaçu, Caicó e Natal-Zona Norte. Além disso, quarenta dessas arenas contarão com atendimento gratuito de instrutores do IFRN, sob a gestão da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (Funcern). O projeto, idealizado pelo então senador Jean Paul Prates durante seu mandato de 2019 a 2023, será implementado em duas fases. As primeiras 20 cidades já iniciaram as atividades, enquanto as demais começarão em março de 2025.

Na cerimônia de lançamento da primeira fase do projeto Areninhas Potiguares, que beneficiará as 20 primeiras cidades contempladas, estiveram presentes doze prefeitos, vereadores, gestores municipais, autoridades, além de representantes do esporte e da comunidade acadêmica.

Implementação do projeto e estrutura das Areninhas

O Areninhas Potiguares consiste em campos de futebol society, equipados com gramado sintético de alta qualidade, vestiários, iluminação, banheiros e todos os equipamentos necessários para a prática esportiva, incluindo a presença de profissionais de educação física.

O projeto, coordenado pelo IFRN, atenderá diretamente 4.800 pessoas por meio de escolinhas de futebol e outra modalidade de atividade física, a ser escolhida pela comunidade. Segundo Jean Paul Prates, idealizador da iniciativa e ex-senador, o projeto vai além da estrutura física dos equipamentos, focando na convivência social, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento dos municípios.

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, destacou a importância da ação: "Com essa parceria, o IFRN amplia suas ações e consegue levar a mais cidadãos de todo o estado um ganho na formação integral através do esporte. Como professor de Educação Física, considero essencial para todo ser humano a prática esportiva". Jean Paul Prates também ressaltou a relevância da parceria com o IFRN para o sucesso do projeto: "Esses espaços são também de formação, pesquisa e preparação das pessoas que irão perpetuar o trabalho das arenas".

Das mais de 70 Areninhas que serão construídas, 40 contarão com projetos de extensão do IFRN, incluindo a formação de profissionais e a aquisição de equipamentos esportivos: "Essa ação do IFRN é fundamental para o fortalecimento do esporte, emancipação e empoderamento das pessoas que tanto precisam de políticas públicas que cheguem aos municípios", afirmou o reitor José Arnóbio.

Areninhas Potiguares (2024)

Participação e representação dos beneficiados

O prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, comemorou a instalação das Areninhas na cidade: "Currais Novos foi contemplada com duas areninhas, a primeira instalada numa região periférica, mudando completamente a realidade social da comunidade. Agora, receberemos mais uma, que também será instalada em outra região periférica do nosso município. Nosso sentimento é de gratidão".

José Antônio, prefeito de Macau, descreveu a chegada das Areninhas como "um grito de felicidade": "Um equipamento dessa magnitude é uma alegria imensa para nossa cidade. A Arena está quase concluída, e nossa comunidade está em festa".

Japi também foi contemplada com duas Arenas. A prefeita Simone Silva comentou: "É muito gratificante ver a realidade das nossas comunidades sendo transformadas por meio do esporte. São crianças, jovens e idosos que ocupam esses espaços e têm suas vidas transformadas, promovendo a saúde e o esporte".

O evento de lançamento do projeto contou, ainda, com a presença dos prefeitos Marcos Antônio Cabral (Vera Cruz), Genilson Medeiros Maia (São Fernando), Raimundo "Pezão" (Umarizal), Gilson Dantas (Carnaúba dos Dantas), Edi Carlos "Edinho" (Poço Branco), Neto de Zoraide (Afonso Bezerra), Pinheiro Neto (Angicos), Ranyere Câmara (Santa Maria) e Inácio Macêdo (Tenente Laurentino). As demais cidades enviaram secretários como representantes.

Areninhas Potiguares (2024)

Areninhas Potiguares