Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Santa Cruz

IFRN realiza o seu maior evento científico e cultural

Secitex começa na quarta (18), com exposição de 624 trabalhos e 1.906 participantes inscritos

Publicada em 16/11/2015 Atualizada há 1 ano

O IFRN realiza a partir desta quarta-feira (18) a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), o maior evento científico e cultural da Instituição. A Secitex acontece no Campus Santa Cruz, até o dia 21 de novembro. Estão inscritos no evento 1.906 pesquisadores, entre alunos, servidores e público externo. 

Todos os inscritos têm a participação garantida, mas, para receber o kit Secitex 2015, precisam doar um livro de literatura. O kit é composto por bolsa, camiseta, bloco e caneta. Os livros doados serão distribuídos para a Casa de Cultura de Santa Cruz e escolas públicas da cidade.

No total, haverá a exposição de 624 trabalhos em 5 eventos paralelos: o XI Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic); a III Mostra Tecnológica; o III Simpósio de Extensão; a V Exposição Científica, Tecnológica e Cultural do Campus Santa Cruz (Expotec) e a I Olimpíada de Robótica do IFRN, que conta com a participação de 16 equipes. Os participantes com trabalhos inscritos podem conferir o horário de apresentação no site da Secitex. Durante o evento, acontecem também o Encontro de Professores de Informática do Instituto, apresentações culturais, minicursos e palestras.

Serão realizados ainda 23 minicursos, de diversas áreas científicas. Entre eles, "Desenvolvimento de aplicativos móveis utilizando Android"; "Técnicas de planejamento e organização de eventos"; "Presença do Negro na Literatura Potiguar"; "Tecnologia educacional e formação docente", destinados a públicos de interesse variado. 

A Secitex contará com 23 atividades culturais, com destaque para o show de abertura Eternamente Nordeste, no dia 18 de novembro, realizado por um grupo de professores de diversos campi do Instituto. Eles interpretarão músicas de grandes compositores e intérpretes nordestinos, como Zé Ramalho, Belchior, Alceu Valença entre outros. O show acontece logo após a apresentação do projeto Crab, desenvolvido por alunos do Campus Natal-Zona Norte e premiado pelo quadro Jovens Inventores, do Caldeirão do Huck, com o prêmio máximo de R$ 30 mil reais. A abertura da Secitex inicia às 19h, no Ginásio de Esportes do Campus Santa Cruz. 

Na quinta-feira (19), será promovido o Encontro de Corais no Teatro Municipal de Santa Cruz, com as apresentações do Encantos do Sal (Campus Macau), De Todos os Cantos (Campus Currais Novos) e Coral Lourdes Guilherme, que neste ano comemorou os seus 40 anos de existência. No dia 20 de novembro, 5 grupos dos campi Nova Cruz, Macau, São Paulo do Potengi e João Câmara se apresentam na Vila de Todos, uma das praças mais movimentadas de Santa Cruz. Os dias 19 e 20 contarão ainda com apresentações culturais no Centro de Convivência e no Auditório do Campus. 

A Secitex termina no dia 21 de novembro, com a premiação dos trabalhos mais bem avaliados e a apresentação da Banda de Metais do Campus Natal-Central. Serão entregues medalhas aos 1º, 2º e 3º lugares do Congic, Simpósio de Extensão, Expotec do Campus Santa Cruz e Olimpíada de Robótica. Na Mostra Tecnológica, as equipes classificadas até a quarta colocação no nível médio-técnico serão credenciadas para a Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace), que acontece todos os anos na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo-SP, e para a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo-RS. Serão 2 equipes credenciadas para a Febrace e outras 2 para a Mostratec.

 Notícia atualizada em 17/11/2015, para correção no número de inscritos.

Acesse:

Secitex 2015 

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas