Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Tecnologia e Informação

IFRN se reúne com equipe da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

O encontro foi sobre a implantação dos IFMakers nos campi

Publicada em 15/07/2021 Atualizada há 1 ano

Reunião buscou dar apoio à implementação dos Laboratórios IFMakers

No dia 14 de julho às 10h ocorreu a segunda reunião entre os coordenadores e membros dos FabLabs e IFMakers do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) com as representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação (Setec/MEC), Úrsula Gomes Rosa Maruyama e Patrícia de Albuquerque Maia para tratar sobre a implantação dos laboratórios nos campi Natal-Central, Ipanguaçu e Canguaretama. 

Pelo IFRN estiveram presentes os representantes da Reitoria, Rafael Passos e Carlos André de Oliveira, e os membros dos laboratórios Bruno Vitorino, Éberton Marinho, Fellipe Ferreira, Handson Pimenta, Jefferson Silva, João Moreno Silva e Kássio Soares. O IFMaker é resultado do Edital 35/2020 lançado pelo MEC, no qual o IFRN foi contemplado com três laboratórios. Esse edital teve o objetivo de dar apoio à criação dos Laboratórios IFMakers na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Rede Federal).

De acordo com Éberton Marinho, na reunião foram apresentados o estado atual dos IFMakers, com os empenhos dos equipamentos já encaminhados. ”Estamos aguardando todos os equipamentos chegarem. Os laboratórios ainda não possuem a mobília e ambientes planejados instalados, porém, o IFRN está organizando tudo para que os equipamentos apontados no planejamento sejam adquiridos” explica o representante do projeto. 

Durante a reunião também foram apresentados e discutidos planejamentos e problemas para a implantação dos laboratórios, de acordo com as especificidades de cada campi onde o IFMAker será instalado: “Como os ambientes não são padronizados, há necessidades de adequações para implantação de ferramentas, maquinário e ambiente de trabalho. O maior problema enfrentado foi a pandemia do Covid-19, que paralisou a importação de vários dos equipamentos e a mobilidade dos servidores para organizar os locais de implantação dos laboratórios", declarou Éberton.

Além disso, outro problema mencionado foi a alta expressiva do dólar, influenciando na aquisição dos equipamentos e aumentando o orçamento inicial referido no edital 35/2020. Entretanto, o MEC enviou um suplemento orçamentário que permitiu a aquisição de todos os equipamentos. 

Encaminhamentos 

Segundo os representantes do projeto, os próximos passos serão a entrega dos equipamentos pelos fornecedores e o IFRN adquirir o restante do mobiliário para adequações nos laboratórios, previstas para o segundo semestre de 2021. A reunião serviu ainda para que a Setec fizesse uma coleta de informações sobre como está o processo de implantação dos IFMakers. Esses encontros estão sendo realizados com todos os coordenadores de IFMakers do Brasil; A dinâmica espera que, com a coleta de informações, possam ser definidas metas, além da proposição de soluções para problemas encontrados.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas