Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Parcerias

IFRN retoma parceria com o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo

No dia 10 de março o IFRN deve passar a integrar o Fórum de Inovação e Negócios em Cerâmicas

Publicada em 05/03/2021 Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:23

Os participantes discutiram também as modalidades de retomada da participação do IFRN no PAX
Os participantes discutiram também as modalidades de retomada da participação do IFRN no PAX

Na manhã da última quarta-feira (3), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou de reunião com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para retomar a parceria com o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX). Do IFRN, estiveram presentes o reitor, José Arnóbio; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Neto; e o diretor de Inovação Tecnológica, João Teixeira. Da UFRN, participaram o reitor, Daniel Melo; a ex-reitora e coordenadora do projeto do Parque, Ângela Paiva Cruz; e o diretor da Agência de Inovação, Daniel Pontes.

Após as boas-vindas do reitor Daniel Melo ao reitor José Arnóbio e a todo o IFRN pelo retorno ao projeto, a professora Ângela apresentou uma retrospectiva e o estado atual das atividades de implantação do PAX. Em sua fala, a coordenadora do Parque apresentou as inúmeras interações com empresas nas perspectivas da Inovação Tecnológica e da formação dos estudantes das IES envolvidas. O professor Arnóbio destacou: “o IFRN retorna com toda disponibilidade a parceria para a implementação do PAX. Precisamos fortalecer o contato com os diversos atores do setor produtivo para promover a inovação e a transformação social”.

Possibilidades de participação do IFRN

Os participantes discutiram também as modalidades de retomada da participação do IFRN no PAX. O professor João Teixeira salientou a capilaridade das Incubadoras do IFRN e as possibilidades de articulação com elas. O diretor de Inovação Tecnológica do IFRN ainda salientou que “há potencialidades no desenvolvimento de PD&I nas áreas inerentes ao PAX, tais como Energia, Tecnologia da Informação e Saúde através do CT Eólico no Campus João Câmara e o Centro de Tecnologia Mineral (CT Mineral) em Currais Novos”. Por sua vez, o professor Daniel Melo enfatizou que os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) poderão atuar fortemente em integração com as empresas, sendo o Parque um modo de realizar essa aproximação, com o apoio das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão.

Em curto prazo, junto às outras Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) participantes do PAX, o IFRN deverá retomar a participação na organização dos eventos de prospecção de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação de empresas. Em médio prazo, a Instituição deverá estar atenta à Chamada CNPq Nº 12/2020 - Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação, possibilitando a aproximação da IES com empresas e ofertas de pós-graduação stricto sensu na área de Inovação Tecnológica. O Parque atua como mediador nessa relação com o setor empresarial

Calendário de atividades

Ao longo do ano de 2020, foram realizados seis eventos envolvendo empresas e ICTs. Daqui a alguns dias, no dia 10 de março, o IFRN já deverá tomar parte no Fórum de Inovação e Negócios em Cerâmicas, às 13h30. No dia seguinte, às 9h, haverá um webinário sobre ecossistemas de inovação. A Diretoria de Inovação Tecnológica (DITEC) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) do IFRN irá iniciar em breve a mobilização do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), das Incubadoras Tecnológicas e das Incubadoras Tecnológicas para o Fortalecimento dos Empreendimentos Econômicos Solidários (IFSol), junto à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Palavras-chave:
ensino extensao

Notícias relacionadas