Gestão
IFRN regulamenta Observatórios Institucionais
Estruturas passam a ter caráter sistêmico
Publicada por Max Praxedes em 04/08/2023 ― Atualizada em 4 de Agosto de 2023 às 11:44
Na última reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conxepex), realizada no dia 21 de julho deste ano, foi aprovada a Regulamentação dos Observatórios Institucionais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O documento trata da criação, do funcionamento, do acompanhamento e da extinção dos Observatórios.
Desde 2013, foram criados no âmbito de um ou mais campi alguns observatórios. “Ao notarmos o crescimento desses grupos e suas expertises, decidimos por articulá-los mais diretamente às necessidades institucionais, especialmente aos Projetos Estratégicos do PDI e seus indicadores”, afirmou a professora Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ao qual a pró-reitora se refere precisa de análise quantitativa e qualitativa contínua, a fim de subsidiar a gestão institucional na tomada de decisões relativas às políticas e ao orçamento.
Além disso, entidades e órgãos externos poderão contactar os Observatórios para atendimento a demandas da sociedade civil. “Esperamos que o envolvimento dos Observatórios com as demandas externas seja um meio de cumprimento da função social do IFRN”, afirmou a pró-reitora de Extensão, professora Samira Delgado.
Observatórios atualmente existentes
O IFRN possui atualmente cinco Observatórios em funcionamento: da Diversidade; da Educação Pública; das Energias; de Políticas Públicas em Educação Profissional; do Lazer, Esporte e Educação. A Regulamentação dá cinco meses para que essas estruturas se adequem ao novo normativo em vigor.
“Normalmente, eles eram compreendidos apenas como grupos de pesquisa. Na verdade, eles são estruturas transversais entre ensino, pesquisa e extensão e, em resumo, devem gerar e tratar dados nessas dimensões”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Avelino Lima Neto.

Acesse:
- Palavras-chave:
- Pesquisa Ensino Observatórios Regulamentação Extensão