IFRN recebe visita para discutir reclassificação de unidades e novos projetos

Diretora da Rede EPT se reúne no Instituto para avaliar expansão e conhecer projetos de inovação e cultura

Publicada por Max Praxedes em 23/08/2024 Atualizada há 1 semana, 1 dia

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu nesta quinta-feira, 22 de agosto, a diretora de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPT), Carla Jardim. A visita, que se estendeu até esta sexta-feira, 23, tem como objetivo fortalecer a conexão entre a Rede EPT e as atividades desenvolvidas pelo IFRN.

Na quinta-feira, a diretora visitou as obras do Campus Touros e as instalações do Campus Avançado Natal-Zona Leste. A pró-reitora de Ensino, Anna Catharina Dantas, destacou a importância da visita: “A presença da professora Carla é fundamental para a instituição, pois permite que ela conheça de perto nossos novos campi e compreenda melhor como será conduzida a expansão,” disse.

Visita da Rede EPT ao IFRN (2024)

Durante a visita à Unidade Natal-Zona Leste, a diretora de Desenvolvimento mencionou a proposta de reclassificação e mudança de nomenclatura da unidade, atualmente considerada Campus Avançado, para torná-la uma unidade regular: "O Campus Avançado busca se transformar em um Campus, que é uma estrutura maior, com mais cargos docentes, técnicos administrativos e uma gestão mais robusta. Como esse é o único Campus da Rede Federal especializado em educação à distância, viemos conhecer de perto e dialogar com as pessoas que atuam aqui diariamente", explicou.

Visita da Rede EPT ao IFRN (2024)

Nesta sexta-feira, a agenda começou com uma visita ao prédio da avenida Rio Branco, localizado no bairro Cidade Alta. A expectativa é que o edifício passe por uma reforma e, em breve, se torne o Centro de Tecnologia e Cultura do IFRN.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Avelino Neto, explicou o projeto de transformação do prédio: "Esses espaços serão ocupados pelo Hub de Inovação, Fab Lab, Incubadora, Centro de Línguas, Rádio, observatórios institucionais, grupos de pesquisa parceiros e setores da gestão sistêmica. O objetivo é que esse local se torne um grande centro de fomento à inovação, arte, cultura, e esteja a serviço da sociedade potiguar", comentou.

Visita da Rede EPT ao IFRN (2024)

A visita foi finalizada na Reitoria do Instituto, onde foram apresentadas as propostas de ampliação do Campus Jucurutu e as reformas planejadas para o prédio da Cidade Alta.

Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Raquel Costa, a visita foi crucial para que o Ministério da Educação (MEC) compreenda a importância dos projetos: "A ideia é que ela leve essa mensagem ao MEC, para que possamos juntos, o mais rápido possível, colocar esses campi e demais projetos em funcionamento", informou.

O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, também ressaltou a importância da visita para o fortalecimento da instituição: "Essa aproximação com a Rede EPT é essencial para que possamos continuar expandindo e melhorando nossas estruturas. A professora Carla pôde ver de perto nossos desafios e projetos, e esse diálogo reforça nosso compromisso com a educação de qualidade e com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte," afirmou.

Rede EPT Gestão Visita Inovação Cultura