IFRN assina acordo de cooperação com a Universidade do Minho, de Portugal

José Augusto Brito Pacheco visita o Instituto para consolidar protocolo de cooperação entre ambas instituições

Publicada em 16/08/2011 Atualizada há 1 ano

José Augusto Brito Pacheco, ao lado do reitor, dos pró-reitores e dos diretores sistêmicos do IFRN

O IFRN, até 1º de setembro, está recebendo a visita do professor doutor José Augusto Brito Pacheco, da Universidade de Minho, de Portugal. A visita faz parte do acordo de cooperação assinado pelo Instituto e pela Universidade deste ano.

O objetivo fundamental do acordo é o estabelecimento de relações de cooperação em atividades científicas e acadêmicas entre as duas instituições envolvidas. Além disso, o acordo prevê a contribuição contínua para formação e aperfeiçoamento de profissionais na área pedagógica e na pesquisa científica e tecnológica.

Hoje pela manhã, José Augusto Brito Pacheco se reuniu com o reitor do IFRN, prof. Belchior de Oliveira Rocha e com todos os próreitores e diretores sistêmicos para uma conversa de apresentação das duas instituições. Foram explicadas as características principais referentes ao ensino, à pesquisa, à extensão e aos processos administrativos e organizacionais tanto do IFRN quanto da Universidade do Minho.

Essa conversa teve o objetivo de estabelecer um contato inicial e promover uma troca de experiências entre as duas Instituições. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação José Yvan, "a intenção é que essa parceria não seja apenas com a finalidade de capacitação, mas que gere uma cooperação a longo prazo".

Perguntado sobre qual o maior interesse dele no Brasil, o professor da Universidade do Minho respondeu que é a relação entre a educação e a realidade social do país. De acordo com ele, aqui, a comunidade tem um contato maior com as instituições de ensino e a problemática social precisa ser mais considerada que em Portugal. "Não é à toa que vocês têm um Paulo Freire e nós não", disse ele, ressaltando que os pesquisadores precisam dar um feedback à comunidade, tornando suas pesquisas objetos de ação social, e não apenas teóricos.

Ainda hoje, o professor vai fazer uma vista aos campi Natal-Central e Zona Norte. Amanhã, participará da conferência: Formação, Trabalho e Educação no Projeto Político Pedagógico, além da estruturação de um programa de intercâmbio para a oferta cursos de mestrado e doutorado.

Neste sentido, será realizado uma reunião em que serão apresentadas as linhas de pesquisa existentes na Universidade do Minho para os possíveis interessados em realizar pós-graduação. Tal ação se faz necessária diante da necessidade de submissão dos trabalhos ao Conselho Científico da universidade portuguesa.

Os primeiros contatos estabelecidos entre as instituições foram feitos pela professora do IFRN Luzimar Barbalho da Silva, doutoranda em educação no Instituto de Educação da Universidade do Minho e orientanda do professor José Augusto. Veja a programação completa da visita:

Programação:

• Dia 30/08 – Terça-Feira

10h - Gabinete da Reitoria

Reunião com o Reitor e Pró-Reitores, com o objetivo de estruturar as metodologias e as condições acadêmicas e de custos do programa de intercâmbio, para a oferta dos cursos de mestrado e doutorado.

14h30 – Visita ao Campus Central e o Campus Zona Norte do IFRN.

• Dia 31/08 – Quarta-Feira

10h – Auditório do Campus Cidade Alta

Conferência - Formação, Trabalho e Educação no Projeto Político Pedagógico.

15h – Miniauditório do Campus Natal-Central

Reunião sobre a elaboração dos projetos de investigação nos cursos de pós-graduação, para submissão ao Conselho Científico da Universidade do Minho, com os potenciais interessados em realizar a pós-graduação em nível de mestrado e doutorado na Universidade do Minho.

• Dia 01/09 – Quinta-Feira

14h30 – Gabinete da Reitoria

Reunião com o Reitor e Pró-Reitores para definição das bases do acordo específico da oferta da pós-graduação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho.

extensao
servidores