Cooperação

IFRN recebe visita de pesquisadores da Universidade de Coimbra

Reunião enfatizou a necessidade de sistematizar ações de pesquisa

Publicada em 19/01/2022 Atualizada há 1 ano

Representantes dialogaram sobre a abertura de novo Edital para cursar doutorado na universidade portuguesa

Na sexta-feira, 15 de janeiro, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade de Coimbra (UC) realizaram uma reunião na Reitoria do Instituto. Do IFRN, estiveram presentes o reitor e professor, José Arnóbio, os docentes e interlocutores do acordo de cooperação entre o IFRN e a UC, André Gustavo e Hélber Silva, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Lima Neto, o diretor de Gestão de Pessoas, Auridan Dantas, o coordenador de Desenvolvimento de Pessoal, Erasmo Oliveira, e a assessora de Comunicação Social e Eventos, Clara Bezerra. Da universidade portuguesa, participaram os docentes Marco Vieira, Edmundo Monteiro e Marília Curada, do Departamento de Engenharia Informática.

Na oportunidade foi feita uma avaliação das diversas frentes de ação do convênio, incluindo a capacitação de servidores, pesquisa e internacionalização. Na visão de André Gustavo, “as atividades entre o IFRN e a UC têm se fortalecido gradualmente, com a abertura de outras frentes de colaboração”.

Novos investimentos em pesquisa

Uma das pautas da reunião foi a necessidade de sistematizar ações de pesquisa, tais como publicações conjuntas no formato de dossiê. “A Revista Holos, do IFRN, pode se tornar um meio para difusão das pesquisas doutorais em andamento, o que materializará mais parcerias entre nós e fortalecerá a internacionalização”, salientou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação. Além disso, ainda no que concerne à pesquisa, será organizado um seminário para apresentação das investigações em andamento.

Cenário em 2022

Outro ponto abordado foi a abertura de edital em 2022 para servidores do IFRN cursarem doutoramento na UC. Sobre a temática, afirmou Erasmo Oliveira: “Após finalizarmos o planejamento do recurso destinado à capacitação, teremos elementos para saber se poderemos ou não viabilizar novas vagas de doutorado”. O coordenador de Desenvolvimento de Pessoal mencionou também as dificuldades deste ano devido à redução significativa dos recursos para qualificar servidores em níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os servidores selecionados no Edital do processo de seleção para cursar doutorado na universidade portuguesa com apoio financeiro do IFRN devem realizar a primeira estada em Coimbra em abril de 2022.

Edital n.15/2021 - Codepe/DIGPE/RE/IFRN

extensao