IFRN recebe visita de pesquisador da Universidade de Coimbra

Reunião discutiu ações para o fortalecimento da parceria entre as instituições

Publicada em 13/05/2021 Atualizada há 1 ano

Reunião aconteceu na Reitoria do IFRN

Na última terça-feira, 11 de maio, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Universidade de Coimbra (UC) realizaram uma reunião na Reitoria do Instituto. Do IFRN, estiveram presentes o responsável pelo acordo de cooperação entre as instituições e diretor de Gestão da Tecnologia da Informação (DIGTI), professor André Gustavo, e o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino de Lima Neto. Da universidade portuguesa, participou o docente Marco Vieira, do Departamento de Engenharia Informática.

Na oportunidade, foram apresentadas dúvidas de doutorandos da Universidade de Coimbra, servidores do IFRN, com os quais a gestão sistêmica reuniu-se há duas semanas. Sobre o andamento dos trabalhos, o professor Marco Vieira declarou: “apesar de termos sido surpreendidos com a pandemia, o desenvolvimento das teses tem ocorrido de maneira satisfatória”.

Novas perspectivas

Uma das pautas da reunião foi a necessidade da criação de uma agenda de atuações conjuntas, composta por eventos de divulgação científica e um projeto de Pesquisa Interinstitucional. O professor André Gustavo ressalta que o objetivo das atividades é “expandir as ações do convênio para além da capacitação, fomentando o intercâmbio científico”.

Outro ponto abordado foi a viabilidade de pós-doutorado, sobre o qual o pró-reitor de Pesquisa e Inovação comentou: “considerando que o pós-doutorado consiste no desenvolvimento de um projeto de Pesquisa, os docentes do IFRN poderiam coordenar uma investigação interinstitucional, ao mesmo tempo em que seriam coorientadores das teses”.

O professor Avelino explicou que “essas ações permitem construir bases para uma rede de Pesquisa, o que é essencial para a captação de fomentos internacionais, como os da União Europeia”.

Planos futuros

Para a próxima visita dos servidores do Instituto Federal à Coimbra, prevista para 2022, pensa-se na organização de um evento na área de Informática. Segundo o professor André Gustavo, o objetivo é promover o intercâmbio de ideias dos pesquisadores das duas instituições e favorecer o desenvolvimento de projetos frutos da parceira do IFRN com a UC.

servidores