Cooperação
IFRN recebe representantes do Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Durante encontro, foi proposta uma parceria entre as instituições.
Publicada em 16/03/2016 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
O gabinete da Reitoria do IFRN sediou na manhã de ontem (16) um encontro entre o pró-reitor de planejamento, Wyllys Farkatt, e três representantes da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) – Serviço Geológico do Brasil. O grupo formado por Maria Daguia de Lima, chefe do Núcleo de Apoio de Natal, Waldir Costa, superintendente da unidade de Recife, e Dunaldson Rocha, gerente de hidrologia e gestão territorial da superintendência de Recife, propuseram, neste primeiro contato, firmar uma parceria entre as instituições, tendo em vista que o Instituto tem amplo trabalho de pesquisa na área de Recursos Naturais.
Durante a reunião, os servidores da empresa pública de geologia falaram sobre os projetos empreendidos pela Companhia na cidade de Natal e nos municípios do interior do Estado, e demonstraram interesse em firmar cooperação com o instituto, com disponibilização de vagas de estágios para os estudantes dos cursos de Geologia, Mineração e Gestão em Meio Ambiente. "Nossa intenção é desenvolver pesquisas em parceria com o instituto, contando com a participação dos alunos do IFRN", afirmou Maria Daguia. Também estiveram presentes no encontro João Batista Monteiro, diretor da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais do Campus Natal-Central, e Paula Francinete de Araújo, diretora do Campus Avançado de Parelhas.
Dentro das suas pesquisas, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais realiza trabalhos voltadas para o mapeamento de áreas de abundância em recursos naturais. No RN, há ações voltadas para a exploração de ouro, ferro e chelita na cidade de Currais Novos, além de trabalho consolidado na região Oeste potiguar. A sede da Companhia em Natal conta com equipe de 11 geólogos e 3 técnicos em geologia. A regional da CPRM no Nordeste tem frentes de trabalho em quatro estados, sendo eles: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas.
- Palavras-chave:
- ensino servidores