Campus Ipanguaçu

IFRN recebe projeto sobre uso racional e reuso de água

Proposta tem potencial de tornar-se referência na gestão da água para a agricultura irrigada

Publicada em 14/01/2022 Atualizada há 1 ano

Representantes das instituições convidadas e equipe do projeto "Uso Racional e Reuso da Água".

O Campus Ipanguaçu do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediou, na última quinta-feira (13), a apresentação do projeto "Uso Racional e Reuso da Água", de organização da empresa Florestana Paisagismo e Construções e realização da Petrobras. A ação visa a implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT), composta por Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e um Sistema de Produção Agrícola Irrigada, para uso racional e reuso da água na agropecuária e capacitação de produtores regionais no uso eficiente da água na irrigação.

A apresentação ocorreu no auditório do Campus, feita pela equipe da Florestana, tendo como convidados o reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho; o diretor geral do Campus Ipanguaçu, Geraldo Júnior; o representante da Petrobras, Carlos Enrique; o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt; a presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária do RN (Abes-RN), Maria Wagna; o representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Ezequias Florêncio; e demais representantes de entidades e agricultores.

Referência na gestão da água para a agricultura irrigada

A proposta, que se encontra em fase de implementação da ETE em espaço integrado à Fazenda-Escola, segundo a equipe, tem o potencial de tornar-se referência na gestão da água para a agricultura irrigada (uma das principais atividades econômicas da região), tanto pela possibilidade de multiplicação da URT nos municípios da bacia hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, como pelas formações a serem ofertadas aos produtores locais através de palestras, cursos, oficinas e dias de campo, estimulando o desenvolvimento da consciência socioambiental.

Para o reitor do IFRN, a integração ao "Uso Racional e Reuso da Água" segue em concordância com a fase atual vivenciada pela instituição, que tem desenvolvido novas ações e aprofunda-se na Pesquisa e na Extensão, associadas ao viés do Ensino, já consolidado.

Geraldo Júnior, enquanto diretor geral da unidade, identifica o projeto como uma oportunidade para fortalecer o ensino das temáticas agrárias e ambientais, seja nas aulas lecionadas aos alunos dos cursos de Agroecologia e Meio Ambiente do Campus, seja na visitação de estudantes de outros campi, de Instituições de Ensino e de profissionais desse setor. Esses poderão conhecer a Unidade de Referência Tecnológica para consolidar e reproduzir seu aprendizado.

Sobre o projeto

O projeto é parte do contrato nº 5900.0116034.20.3, celebrado entre a Petrobras e a Empresa Florestana, para atendimento ao condicionante da Licença de Operação (LO) - n°2015- 086850/TEC/RLO-0267 de 15 de fevereiro de 2015, da Usina Termelétrica Vale do Açu (UTE-VLA), que deve apresentar “um projeto para reuso das águas produzidas e tratadas nas Estações de Tratamento de Água - ETA’s existentes nos diversos Campos da Petrobras, viabilizando a substituição da água captada do Rio Piranhas-Açu“, visando reduzir o consumo de água do rio, que é captada pela Termoelétrica.

A ação proposta tem o objetivo de promover a capacitação de agricultores familiares, produtores rurais, irrigantes e técnicos da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó- Piranhas-Açu, para o uso racional e reuso da água de forma sustentável, contribuindo para a produção agropecuária mais sustentável.

Acesse:

Apresentação do projeto