Memoria

IFRN recebe professora da Universidade do Minho para falar sobre repositórios institucionais

Encontro contou com servidores da UFRN, que sedia nesta semana evento nacional sobre o tema

Publicada em 14/11/2016 Atualizada há 12 meses

Reunião aconteceu na sala de reuniões da Reitoria

O grupo gestor do Repositório Institucional Memoria, do IFRN, reuniu-se na manhã de hoje (14) com representantes do Repositório Institucional da UFRN e com a professora Ana Alice Baptista, da Universidade do Minho, de Portugal. O encontro, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN, aconteceu na sala de reuniões da Reitoria com o objetivo de trocar experiências sobre repositórios institucionais. No encontro, mereceu destaque o I Fórum Nacional de Repositórios Digitais, que acontece de 15 a 18 de novembro, em Natal, sediado pela UFRN.

O IFRN é um dos parceiros do evento. A parceria foi coordenada pela bibliotecária Vanessa Cavalcanti, do Campus Natal-Zona Norte. Para o coordenador geral do evento, Fernando Luiz Vechiato, a possibilidade de trazer a professora Ana Alice foi um fato significativo dessa parceria. “A Universidade do Minho é referência nessa área e os nossos repositórios aqui no Brasil precisam desse desenvolvimento. Então, nesse sentido, a vinda dela é uma contribuição muito significativa”, disse. O IFRN mantém cooperação com a Universidade portuguesa para doutoramento e pós-doutoramento de servidores. A cooperação facilitou a articulação para a vinda da professora, que estuda repositórios institucionais desde 1999.

Durante a reunião, foram discutidos pontos relacionados à estrutura, manutenção e publicações dos repositórios. A presidente do Comitê Gestor do Repositório Institucional da UFRN, Elisângela Moura, falou sobre a importância desses repositórios para a comunidade acadêmica, pois através deles é possível dar acesso e visibilidade para a produção técnica e cientifica de pesquisadores. “Aqui no Brasil nós ainda temos algumas dificuldades de acesso a essas informações, a ideia do evento é poder tratar desses assuntos mais específicos”, comentou.

Para a professora Ana Alice, o trabalho brasileiro com os repositórios institucionais é estratégico para a América Latina. "Podemos citar a experiência da UNESP, por exemplo, como um caso de sucesso na área de repositórios. As articulações entre as instituições são importantes para fomentar desenvolvimento", citou. Fernando Vechiato citou então a Rede Nordeste de Repositórios Digitais (Renere), que está sendo lançado neste ano, a partir de uma iniciativa de instituições públicas de ensino do Nordeste.

Repositório Institucional Memoria

O Repositório do IFRN foi implantado em 2015 para ser uma ferramenta de armazenamento e divulgação da produção intelectual realizada no âmbito do IFRN, em formato digital. Além também, de ser um meio para promover a transparência com a gestão dos recursos públicos, bem como garantir a preservação da memória intelectual do Instituto.