Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

extensão

IFRN recebe homenagem por projeto para erradicação do trabalho infantil

A cerimônia foi realizada em comemoração aos 20 anos do FOCA RN

Publicada em 05/12/2013 Atualizada há 1 ano

Régia Lopes, pró-reitora de Extensão e Belchior de Oliveira Rocha, reitor do IFRN

Na última terça-feira (3) o IFRN e outras instituições do estado foram homenageados pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho da Criança e de Proteção ao Adolescente Trabalhador (FOCA RN), em razão do trabalho de extensão desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), na cidade de João Câmara, na microrregião Baixa Verde. A cerimônia realizada no MPT, contou com a presença do Reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, como representante da instituição no evento.

 

O estudo intitulado “Diagnóstico do processo seletivo e dados socieconômicos na comunidade do Amarelão, referente ao beneficiamento de castanha de caju”, tem como objetivos, compreender o modo de organização das Comunidades do Amarelão, Santa Teresinha e Serrote de São Bento, assim como, propor melhorias para a erradicação do trabalho de crianças e de adolescentes nesta atividade.

Produtora de castanha de caju no estado, a região do Mato Grande tem sido destaque na exportação dos frutos para outros municípios. Relacionado a isso a atuação de crianças e adolescentes nos campos de trabalho, e em condições de insalubridade, têm chamado a atenção de organizações nacionais e internacionais.

Desta forma, para contribuir no combate a problemática do trabalho infantil, o IFRN em parceria com o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho da Criança e de Proteção ao Adolescente Trabalhador (FOCA-RN), têm como meta, desenvolver atividades de humanização às atividades realizadas pelas comunidades, promovendo ao mesmo tempo um conjunto de ações educativas com as crianças e adolescentes.

 De acordo com a Pró-Reitora de Extensão (Proex) do IFRN, Régia Lopes, um dos maiores desafios do projeto será o desenvolvimento de atividades que diminuam a vulnerabilidade social das crianças e adolescentes atingidas diretamente pelo trabalho nas comunidades afetadas. Além disso, outro fator levado em consideração é a conscientização dos pais quanto a necessidade da exclusão das crianças dos ambientes insalubres e sua inserção no ambiente escolar.

Além do IFRN, do Ministério Público do Trabalho e do FOCA, instituições como a Secretaria de Habitação e Ação Social (SEMTHAS) de João Câmara, SETHAS/Governo do Estado do RN, Secretaria de Educação de João Câmara, Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), também fazem parte do projeto de extensão.  A previsão é que em fevereiro de 2014, o relatório das ações realizadas nas comunidades já esteja concluído.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas