Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PÓS-GRADUAÇÃO

IFRN realiza I Fórum de Professores Visitantes

O objetivo é iniciar um diálogo sistemático com os professores visitantes da instituição

Publicada em 12/04/2021 Atualizada há 1 ano

Evento acontece no dia 20 de abril

Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), no dia 20 de abril o IFRN realiza o I Fórum de Professores Visitantes. O evento, cujo objetivo é dar início a um diálogo sistemático com os professores visitantes da instituição, conta com o apoio das Pró-Reitorias de Ensino (Proen), de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) e de Extensão (Proex) - especificamente a partir da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri). O Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto também colabora na organização do Fórum. 

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino de Lima Neto, “Docentes que já exerceram esse cargo, mas cujos contratos se encerraram, também foram convidados. Nossa intenção é escutar os antigos e os atuais visitantes, a fim de tentar viabilizar um contexto laboral mais adequado ao desenvolvimento da função deles no IFRN, bem como sintonizar ao máximo essa atuação ao Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2026”, disse.

Docentes visitantes

Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os professores visitantes são contratados para apoiar a execução de programas de pós-graduação, bem como viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico do IFRN com outras instituições de pesquisa. Atualmente, esses servidores estão distribuídos da seguinte maneira: 

CampusQuantidade 
Ceará-Mirim1
Natal-Central1
Natal-Cidade Alta1
Nova Cruz2
Macau1
Pau dos Ferros1
Santa Cruz 1

Para o reitor do IFRN, Arnóbio de Araújo Filho, o Fórum será uma oportunidade para “conhecer melhor a realidade dos professores visitantes e permitir uma inserção mais apropriada desses importantes colaboradores no ensino, na pesquisa, na extensão, na inovação tecnológica e na internacionalização, sobretudo em um contexto em que damos início à discussão sobre a expansão da pós-graduação stricto sensu na instituição”, afirmou.

Programação

A palestra de abertura foi preparada pela Comissão formada por membros do Codir e das Pró-Reitorias, que atualmente trabalham tanto no diagnóstico sobre a situação dos docentes visitantes no IFRN quanto na construção de uma política institucional acerca da atuação desses colaboradores. Para Samuel Lima, membro da comissão e assessor de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/Proex), “o Fórum também será o momento de convidar os professores visitantes para uma efetiva participação na construção da política institucional”. 

O link para acesso será enviado diretamente aos convidados no dia anterior ao evento. Além dos antigos e atuais visitantes, serão convidados os membros do Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi), do Comitê de Extensão (Coex), do Comitê de Ensino (Coen), Diretores-Gerais e coordenações dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

14h30 — Abertura

Fala do professor Arnóbio de Araújo Filho, reitor do IFRN;

14h40 — Palestra de abertura

"Os professores visitantes no IFRN: uma política em construção”

Palestrantes: Avelino de Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; Emanuel Neto Alves de Oliveira, diretor-geral do Campus Pau dos Ferros; e Julio Navoni, professor visitante do Campus Natal-Central.

15h30 — Encerramento

Discussão e encaminhamentos dos trabalhos junto à comissão e aos professores visitantes

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas