Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Natal-Zona Norte

IFRN realiza Semana de Ciência e Tecnologia

Evento acontece de 30 de novembro a 2 de dezembro, no formato virtual

Publicada em 24/11/2021 Atualizada há 1 ano

Secit reúne quatro eventos; cerimônia de abertura será no dia 30 de novembro

A maior mostra de ciências da Zona Norte de Natal acontece este ano em formato virtual. Em sua 10ª edição, a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus (Secit) contempla na sua programação, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, três eventos já consolidados no calendário da Instituição: a VII Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (Mocitec/ZN); o Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (Sipex); a Semana de Licenciatura em Informática (Selinfo) e a Semana de Marketing (Semark). Para se inscrever nos eventos, acesse: doity.com.br/secit

Neste ano, com o tema "A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta", o evento recebe a médica infectologista Luana Araújo para a palestra "Desafios e perspectivas da educação, ciência e tecnologia em um momento de pandemia". Mineira, a profissional é formada em Medicina pela UFRJ e mestre em Saúde Pública pela Universidade Johns Jopkins, nos Estados Unidos. Em seu blog, o "Des-Infectando", a profissional responde perguntas e esclarece mitos sobre doenças infecciosas e saúde pública, além de tirar dúvidas acerca de vacinas e assuntos relacionados, sobretudo, à Covid-19.

VII MOCITEC/ZN tem última chamada para submissão de projetos

Pela primeira vez no formato remoto, a Mocitec/ZN é uma das mostras mais importantes do Rio Grande do Norte, premiando e credenciando projetos para diversas feiras, mostras e congressos científicos ao redor do mundo. Segundo os organizadores, os trabalhos da exposição virtual vão ficar à disposição para acesso e avaliação durante os evento. 

O link será divulgado em breve. Como nas edições anteriores, os melhores projetos serão premiados e poderão concorrer a credenciamentos para vários eventos de Ciência e Tecnologia nacionais e internacionais. 

O evento

A feira busca estimular a cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas seguintes áreas: Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas; Humanidades, Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Computação; e Ciências Biológicas. Além disso, a mostra é uma oportunidade para que jovens pesquisadores divulguem seus trabalhos e possam promover um intercâmbio de ideias com pesquisadores de outros campi do Instituto e de diversas instituições de ensino e pesquisa do país. 

Participam estudantes do ensino médio e do ensino técnico, de escolas públicas e particulares de todo o território nacional, e do exterior desenvolvendo projetos científicos ou de engenharia, individualmente ou em grupo com no máximo três estudantes, mediante orientação obrigatória de um adulto, com idade igual ou superior a 21 anos, incluindo alunos matriculados no ensino médio para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

V Semana de Marketing e VII Semana de Licenciatura em Informática

Tanto a V Semana de Marketing (Semark) quanto a VII Semana de Licenciatura em Informática (Selinfo) apostam em palestrantes que são referências em suas áreas para atrair a participação de estudantes de graduação do Campus e de outras instituições de ensino superior. 

A Semark convidou Ivanete Schneider Hahn, doutora em Administração e professora da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp), de Santa Catarina, para a palestra "Marketing 5.0: inteligência humana e artificial para enriquecer a experiência do usuário". O evento acontece no dia 1º de dezembro, às 19h30, no canal do Campus Natal-Zona Norte no YouTube. A profissional possui vasta experiência executiva em gestão de marketing, estratégia em organizações, competitividade, negócios internacionais, empreendedorismo, e sociedade e inovação. 

No dia 2 de dezembro, a Selinfo irá promover a palestra "Multiprova: plataforma de avaliação, experiência na UFRN no ensino remoto", com Gustavo Leitão, doutor em Engenharia Elétrica pela UFRN. Professor do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade desde 2018, o palestrante tem experiência na área de gerenciamento de alarmes industriais e desenvolvimento de sistemas para apoio e otimização de operação de indústrias no contexto da Indústria 4.0.

Ambos os eventos visam proporcionar à comunidade interna e externa do IFRN um ambiente de divulgação de novas ideias, debates, trocas de experiências e conhecimento, com destaque a temáticas voltadas às áreas de Marketing e Informática e Educação. 

Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão com novidades

No VI Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (Sipex), estudantes participam de uma exposição on-line, de conteúdo cientifico e práticas tecnológicas, com caráter de Pesquisa, Inovação ou Extensão, no contexto do Projeto Integrador – componente curricular obrigatório dos cursos técnicos, na forma integrada. Cada trabalho será avaliado por uma banca, conforme a prática adotada nos cursos de Comércio, Eletrônica e Informática para Internet.

"Fazer parte do evento nos dá oportunidade de receber feedbacks sobre nossa pesquisa, de conseguir validar pontos e pensar em novas soluções para o futuro do trabalho. Além disso, a gente tem uma troca cultural muito grande e aprende com as apresentações de outras pessoas", destacou Kleitianne Macêdo, ex-aluna de Informática para Internet.

Já para a ex-aluna de Comércio Marília Belchior, que participou do Sipex em 2019, o simpósio foi uma "virada de chave" na sua vida acadêmica: "O Sipex foi o meu primeiro contato com o mundo da pesquisa e da iniciação científica, universo pelo qual eu fiquei apaixonada", contou.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas