IFRN realiza webinário com universidade francesa

Ação retoma atividades do projeto Cooperação Internacional em Foco em 2022

Publicada em 04/02/2022 Atualizada há 1 ano

Atividade reuniu cerca de trinta participantes

No dia 03 de fevereiro, o IFRN realizou a primeira edição do projeto Cooperação Internacional em Foco em 2022. O objetivo da ação é divulgar os acordos firmados com instituições estrangeiras, a fim de expandi-los com novas atividades e consolidá-los em várias frentes, tais como ensino, pesquisa, extensão e qualificação de servidores. A atividade reuniu cerca de trinta participantes, entre discentes e pesquisadores.

Organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) em parceria com a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), a primeira edição de 2022 foi voltada à apresentação da Universidade Jean Monnet - Saint Étienne (UJM/França), com a qual o IFRN está prestes a assinar um novo acordo de cooperação. Pelo IFRN, estiveram presentes Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, e Samuel Lima, assessor de Extensão e Relações Internacionais, além de discentes e servidores. Pela UJM, participaram Julie Thomas, interlocutora francesa do acordo e docente da UJM; Michel Rautemberg, docente da UJM; e Gustavo Insarraulde, responsável pela Cooperação Internacional.

No webinário, os participantes franceses apresentaram a cidade de Saint Étienne, bem como as possibilidades de cooperação com os diversos departamentos da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UJM, além dos outros laboratórios de pesquisa atuantes nessa universidade. “Desde 2019, desenvolvemos diversas atividades com a UJM, das quais já resultaram livros, dossiês em periódicos, artigos, eventos e intercâmbios de pesquisadores”, frisou Avelino Lima Neto, interlocutor brasileiro do acordo. “Dada a variedade de ações em ensino e pesquisa desse acordo, agora temos interesse de fortalecê-lo por meio da mobilidade de discentes e, em caso de disponibilidade orçamentária, também através da qualificação de servidores em nível de pós-doutorado”, ressaltou o professor Samuel Lima.

Próximos trâmites do acordo

O acordo entre o IFRN e a UJM já foi analisado pela Procuradoria Jurídica do IFRN, e se encontra apenas no aguardo da manifestação do setor jurídico da UJM. Caso sejam necessários ajustes, eles serão feitos e, em seguida, o documento será assinado pelos representantes máximos de ambas as instituições.

extensao