Interinstitucional

IFRN realiza visitas a instituições mineiras

Agenda visa fortalecimento do Centro de Tecnologia do Queijo

Publicada em 08/08/2022 Atualizada há 1 ano

Visitas aconteceram entre os dias 1º e 5 de julho de 2022.

De 1º a 5 de agosto deste ano, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizaram visitas técnicas a instituições mineiras. A comitiva foi composta pelos professores Avelino Lima Neto, Andreilson Oliveira e Ítala Mesquita, respectivamente pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Diretor-Geral do Campus Currais Novos e docente da área de Alimentos do Campus Currais Novos do IFRN.

A ação se insere na agenda de atividades do projeto "Queijo de Manteiga Tradicional do Seridó", coordenado pela professora Ítala, com fomento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Durante os dias de visitas, os servidores representantes do IFRN conheceram a gestão de laboratórios na área de Alimentos nas seguintes instituições: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite (Juiz de Fora); Instituto Cândito Tostes (Juiz de Fora); Campus Rio Pomba do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (Rio Pomba); Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Laticínios Viçosa (Viçosa); Instituto Mineiro de Agropecuária (Contagem) e Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (Confins).

Por ocasião da visita ao grupo de pesquisa Inova Leite, na UFV, a comitiva conheceu os apoios da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) ao Ensino, à Pesquisa, à Inovação e à Extensão Tecnológica, notadamente através dos Laticínios Viçosa. Nas outras instituições, o foco se concentrou na gestão dos laboratórios e possibilidades de parcerias com o IFRN em diversas áreas, inclusive no intercâmbio de alunos e na capacitação dos servidores. "Acessar a expertise das instituições mineiras forneceu elementos para repensar as práticas de Ensino, Pesquisa, Extensão Tecnológica e Inovação no Campus, especialmente no Centro de Tecnologia do Queijo [CT Queijo]”, afirmou a professora Ítala.

extensao
pesquisa