Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Visita técnica

IFRN realiza visita técnica a instituições federais gaúchas

Visita técnica teve como objetivo conhecer os Escritórios de Projetos e estruturas similares presentes nas instituições da região

Publicada em 23/11/2021 Atualizada há 12 meses

Foram quatro as instituições visitadas

De 16 a 19 de novembro, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou visita técnica a Instituições Federais de Ensino (IFEs) do Rio Grande do Sul. A comitiva foi composta por Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; e Varélio Gomes, docente do Campus Natal-Zona Norte e presidente da Comissão de Gerenciamento de Processos. 

No dia 16, a comitiva foi recebida pelo professor Anderson Yazar, coordenador do Escritório de Projetos (EP) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), situado em Porto Alegre. Nos dois dias seguintes, foi a vez de conhecer as experiências do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), instituições sediadas em Pelotas. Por fim, o grupo foi recebido pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), localizada em Bagé. 

Escritório de Projetos

O principal objetivo da visita técnica foi conhecer os Escritórios de Projetos (EP) e estruturas similares presentes nas instituições gaúchas. Caracterizados pela estrutura organizacional, os EPs têm sido adotados na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e em Instituições de Ciência e Tecnologias diversas, tal como a Fiocruz. 

A estratégia principal dos EPs é o aprimoramento do planejamento e do desenvolvimento institucional, de modo que as potencialidades científicas e tecnológicas institucionais sejam articuladas às necessidades locais, regionais e internacionais. 

Implementação do Escritório de Projetos do IFRN

A implementação do EP do IFRN foi vislumbrada na gestão do IFRN entre os anos de 2016 e 2019 e começa a tomar forma com a atual equipe gestora. “Assim que o professor José Arnóbio tomou posse, decidimos investir na concretização dessa estrutura, que será decisiva para atingir com mais segurança os Objetivos Estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, afirmou a professora Antônia Silva. Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Avelino Neto, “o EP vai melhorar o suporte institucional a projetos de diversas naturezas e, assim, otimizará o estabelecimento de parcerias externas”.  

Durante o ano de 2021, algumas ações foram desenvolvidas com vistas a preparar o IFRN para a implementação do EP, notadamente por meio da sensibilização e da capacitação. Os webinários sobre a captação de recursos externos constituíram-se na sensibilização. 

Fomentadas pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe/IFRN), as capacitações sobre apresentação de projetos especiais envolveram Coordenações de Extensão e de Pesquisa e Inovação, bem como as coordenações de grupos de pesquisa, de Centros de Tecnologia e das Incubadoras Empresariais e de Economia Solidária. “Nessas capacitações, os servidores conheceram um pouco sobre a maturidade tecnológica de projetos e sobre estratégias para construir propostas com impacto institucional e atratividade para possíveis parceiros externos”, declarou o professor Moisés Souto, ministrante dos cursos, assessor de Projetos Especiais na Propi/IFRN e futuro membro do EP. 

Nos próximos meses, prevê-se a realização de múltiplas etapas, contemplando, inclusive, capacitações. Essas atividades permitirão, no segundo semestre de 2022, a implementação do EP do IFRN: “Daremos continuidade ao trabalho das comissões envolvidas na organização dos fluxos institucionais, a fim de homogeneizar as nossas práticas, ter um melhor controle sobre os processos e acelerar, com segurança, as diversas parcerias”, ressaltou Varélio Gomes, que também fará parte da equipe do EP do IFRN.

 
Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas