Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

interinstitucional

IFRN realiza visita instituições federais piauienses

Parcerias em pós-graduação e capacitação foram dos temas dos diálogos

Publicada em 09/06/2022 Atualizada há 1 ano

Qualificação de servidores e reconhecimento de diplomas nortearam as pautas dos encontros

Nos dias 8 e 9 de junho, representantes do IFRN estiveram em visita técnica ao Instituto Federal do Piauí (IFPI) e à Universidade Federal do Piauí (UFPI). A iniciativa surge das articulações feitas entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (Codepe), da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE), voltadas à qualificação de servidores e ao reconhecimento de diplomas de servidores egressos da Universidade do Minho (Uminho/Portugal). Pelo IFRN, participaram Auridan Dantas, diretor de Gestão de Pessoas; Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; e Fernando Silva, secretário executivo da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi).

Capacitações

Na tarde do dia 8, a comitiva potiguar foi recebida, na Reitoria do IFPI, pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor José Luís. Na ocasião, foi apresentado o interesse da instituição piauiense em capacitar servidores em programas de pós-graduação stricto sensu do IFRN nas áreas de Ensino e Educação. Além disso, foram apresentadas parcerias exitosas do IFPI junto a indústrias daquele estado, que tem investido em bolsas para discentes de mestrado. “Temos interesse em viabilizar colaborações similares para nossos programas mais próximos das demandas do setor produtivo”, salientou o professor Avelino acerca da importância do conhecimento sobre a experiência do IFPI, na perspectiva de realizar iniciativas semelhantes em programas do IFRN.

O professor José Luís enfatizou igualmente a disponibilidade dos mestrados do seu instituto para receber os servidores do IFRN em qualificação. “Seria importante vislumbrar capacitações recíprocas entre nós, otimizando os recursos e atuando em Rede”, afirmou. Junto a ele, participaram do encontro Emmanuel Luz, diretor de Pós-Graduação, e Ricardo Basílio, diretor de Pesquisa e Inovação.

Diplomas

Na manhã do dia 9, os servidores do IFRN foram recebidos na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da UFPI. Na ocasião, participaram de uma oficina sobre reconhecimento de diplomas. No mesmo dia, à tarde, discutiu-se sobre a possibilidade de reconhecimento de diplomas de servidores do IFRN que realizaram qualificação na Uminho. Em ambos os encontros, a comitiva foi orientada pela professora Regilda Saraiva, pró-reitora de Pós-Graduação da UFPI.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas