interinstitucional

IFRN realiza visita à Universidade Federal da Paraíba

Integrantes da gestão sistêmica foram discutir parcerias para qualificação de servidores

Publicada em 25/05/2022 Atualizada há 1 ano

Servidores conheceram as instalações do Centro de Tecnologia da UFPB

Desde o início de 2021, a gestão sistêmica do IFRN está em diálogo com instituições e órgãos para viabilizar a qualificação de servidores da instituição. Nesse sentido, na terça-feira, 24/5, uma comitiva do Instituto realizou visita ao Campus Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O objetivo de vislumbrar parcerias para qualificação de aproximadamente 23 servidores, em nível de doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGCAM) daquela universidade.

Preâmbulos

Após reunião no mês de março com parte do grupo de servidores, e posterior encontro entre a Direção-Geral do Campus São Gonçalo do Amarante, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE), deliberou-se por uma a visita presencial à UFPB para pensar a qualificação através de convênio. “O IFRN possui larga experiência na celebração de convênios de qualificação, com várias instituições. É um investimento muito bem-sucedido”, ressaltou Auridan Dantas, à frente da DIGPE, que compôs a delegação.

Visita

O professor Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação também integrou a comitiva da viagem à João Pessoas. Segundo ele, a proposta inicial era um Projeto de Cooperação Interinstitucional (PCI), mas um atraso na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) impediu que a oferta se materializasse no ano passado. “Para um programa oferecer um doutorado na modalidade PCI, é preciso obter o conceito 5 na avaliação da Capes; sem a realização da avaliação, a celebração de um PCI fica impossibilitada”, explicou o pró-reitor.

Encaminhamentos

Pelo IFRN, além de Auridan Dantas e Avelino Neto, Jozilene da Silva, docente do Campus Natal-Central participou da reunião; pela UFPB: os professores Hildebrando Diógenes e Gustavo Silva, respectivamente coordenador e vice do PPGCAM, e o professor Marcel Pinto, diretor do Centro de Tecnologia da UFPB, ao qual está vinculado o Programa.

Na reunião, encaminhou-se a necessidade de uma consulta à Procuradoria Jurídica da UFPB sobre essa parceria, bem como uma visita da comitiva do PPGCAM ao IFRN para apresentação do programa aos servidores interessados. Após o encontro, os professores Hildebrando e Gustavo apresentaram as instalações do Centro de Tecnologia à comitiva do IFRN.

pesquisa
servidores